X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Antônio Luiz Neto renuncia à presidência do Santa e alfineta Conselho Deliberativo

Veja detalhes da carta de renúncia e motivos que anteciparam sua saída


Imagem ilustrativa da imagem Antônio Luiz Neto renuncia à presidência do Santa e alfineta Conselho Deliberativo
O presidente executivo do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, entrega, nesta terça-feira (26), uma carta de renúncia do cargo, |  Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz

O presidente executivo do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, entregou, nesta terça-feira (26), uma carta de renúncia do cargo, para evitar um eventual impeachment em reunião do Conselho Deliberativo. O Santa Cruz, eliminado precocemente da Série D, na primeira fase do campeonato, fica nas mãos agora do vice-presidente, Jairo Rocha.

Jairo assume o comando de um clube em crise, que está sem jogar há mais de dois meses e já demitiu 30% dos funcionários. “Espero estar contribuindo para a definitiva pacificação do Clube”, diz Antônio Luiz Neto em trecho do documento, depois de acusar o conselho de engessar a viabilidade da sua gestão. Veja resposta do presidente do conselho, Marino Abreu.

ALN, como é chamado nos bastidores, renunciou ao comando do Santa Cruz um dia depois que o parecer do desembargador Silvio Neves Baptista Filho considerou legal a reunião do Conselho Deliberativo realizada no dia 28 de agosto deste ano. Na próxima semana, inclusive, o conselho manterá a reunião para avaliar futuro de ALN, se fica ou não inelegível.

Naquela ocasião, as contas do Executivo referentes ao ano 2022 foram reprovadas. O desembargador também rejeitou a adição de 300 conselheiros no Santa Cruz.

A carta
Em carta direcionada a Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Luiz Neto responsabilizou o órgão por travar a viabilidade da gestão.

“Considerando as diversas divergências políticas e administrativas travadas no âmbito do clube, notadamente com membros do Conselho Deliberativo, que desdobraram para litígios administrativos e judiciais que, por sua vez, têm inviabilizado a regularidade da atual gestão, venho apresentar a minha RENÚNCIA ao citado cargo de Presidente que muito honrosamente ocupo”, diz um trecho.

De acordo com Antônio Luiz Neto, a decisão de renúncia visa “conferir a necessária estabilidade política e administrativa ao processo de reestruturação do Clube que se desenvolve, sobretudo, no âmbito do processo de Recuperação Judicial em trâmite perante a 18ª Vara Cível da Comarca do Recife”.

Antônio Luiz Neto lembrou ter assumido o clube num momento crítico, tendo sido convocado por diversas personalidades, e, no mesmo texto, diz que conseguiu deixar a instituição pronta para constituir uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

Veja a carta de renúncia de Antônio Luiz Neto:

Ao CONSELHO DELIBERATIVO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

Sr. MARINO ABREU - PRESIDENTE DO CONSELHO

Na condição de Presidente do Executivo do SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE e, considerando as diversas divergências políticas e administrativas travadas no âmbito do CLUBE, notadamente com membros do Conselho Deliberativo, que desdobraram para litígios administrativos e judiciais que, por sua vez, têm inviabilizado a regularidade da atual gestão, venho apresentar a minha RENÚNCIA ao citado cargo de Presidente que muito honrosamente ocupo.

A presente decisão de renúncia se dá primordialmente visando conferir a necessária estabilidade política e administrativa ao processo de reestruturação do Clube que se desenvolve, sobretudo, no âmbito do processo de Recuperação Judicial em trâmite perante a 18ª Vara Cível da Comarca do Recife.

Ressalto que aceitei assumir novamente à Presidência, em momento de extrema criticidade, convocado por diversos tricolores, ex-presidentes, beneméritos e conselheiros com objetivo maior de salvar o Clube da crise financeira que ameaçava o seu patrimônio e a própria existência da instituição, juntamente com o direcionamento do clube para a constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e revitalização do seu patrimônio imobiliário, caminhos que se mostram necessários ao soerguimento da Instituição, e que persegui incansavelmente, juntamente com o corpo de dirigentes, funcionários e profissionais contratados para tanto.

Com esse gesto de desprendimento através da presente renúncia, transmitindo o cargo ao substituto legal, o vice-presidente eleito, Jairo Rocha, espero estar contribuindo para a definitiva pacificação do Clube, propiciando que o sucessor adote as medidas necessárias à estabilização de nossa centenária Instituição, bem maior a ser preservado.

Nada obstante, permaneço à disposição do Clube e do meu sucessor para os esclarecimentos necessários à transmissão do cargo e demais medidas necessárias ao soerguimento do Santa Cruz Futebol Clube.

Por fim, externo os meus agradecimentos a todos que se dedicaram à gestão, conseguindo manter o Clube em funcionamento e preservando as condições necessárias à viabilização da instituição.



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: