X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Pernambuco celebra o bicentenário da Confederação do Equador com festa da popular

Evento será realizado neste domingo, 4 de agosto, no Engenho Poço Comprido, em Vicência, na Mata Norte


Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco celebra o bicentenário da Confederação do Equador com festa da popular
Grupos de cultura popular de matriz africana e indígena das diversas regiões do estado se reúnem para celebrar o bicentenário do movimento |  Foto: Hugo Muniz/Divulgação

Dois séculos após a histórica revolução da Confederação do Equador, que aconteceu em 1824, em Pernambuco, grupos de cultura popular de matriz africana e indígena das diversas regiões do estado se reúnem para celebrar o bicentenário do movimento. O evento acontece neste primeiro fim de semana de agosto.

A celebração, marcada para este domingo (4), será realizada na sede do Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, em Vila Murupé, Zona Rural de Vicência. Este local foi um importante ponto de encontro e refúgio para o sacerdote, jornalista e revolucionário de 1824, Frei Caneca, antes de sua execução no Forte das Cinco Pontas, no Recife.

O evento é uma homenagem à coragem das lideranças locais e intelectuais que, em 1824, lutaram bravamente por uma república independente, em oposição às políticas autoritárias do Imperador Dom Pedro I. A celebração será aberta ao público.

Participantes poderão prestigiar a diversidade cultural de Pernambuco

O evento oferecerá ao público a oportunidade de assistir gratuitamente a apresentações de grupos de várias cidades, como Afogados da Ingazeira, João Alfredo, Buíque, Lagoa de Itaenga, Serra Talhada, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Tacaratu, Águas Belas, Triunfo e Vicência.

Os participantes poderão prestigiar uma diversidade cultural, com apresentações de grupos indígenas, maracatu de baque solto, ciranda, coco de roda, entre outros.

“A memória de Frei Caneca e da Confederação do Equador é uma parte vital da história de Vicência. Reconhecemos o quanto sua participação, juntamente com as pessoas de nossa cidade, influenciaram para que Pernambuco fizesse o levante contra a opressão e a busca por um futuro mais justo e democrático, principalmente, para as pessoas mais pobres da época”, relembrou o pesquisador e historiador e AFAV – A Associação dos Filhos e Amigos de Vicência, Uene Gomes.

Além das atividades comemorativas do bicentenário, o evento contará com a apresentação pública do Comitê de Cultura em Pernambuco, uma iniciativa que faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura. A celebração não termina aí. Moradores, turistas e visitantes também poderão participar do Festival Celebração da Consciência Negra 2024, que oferece uma série de atividades voltadas ao combate ao racismo e ao empoderamento do povo negro.

Serviço

O quê: Bicentenário da Confederação do Equador será celebrado por grupos de cultura popular de Pernambuco

Quando: Domingo, 04 de agosto

Onde: Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, localizado em Vila Murupé, Zona Rural de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco

Mais informações: www.instagram.com/comitedecultura_pe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: