O que se pode aprender com a campeã do MasterChef Brasil 2023?
Veja as habilidades que marcaram a trajetória da melhor cozinheira do País
Escute essa reportagem
Divorciada há oito dias, sem chão e fragilizada. Foi assim que a body piercer de São Paulo (SP) Ana Carolina, da chamada “quebrada”, estava no início do MasterChef Brasil 2023. Contudo, a trajetória vitoriosa no programa, de virada, a consagrou como a melhor chef de cozinha do Brasil, na noite desta terça-feira (12). Sua jornada de origem humilde, que a levou de um casamento em crise até a cozinha mais prestigiada do País, envolveu determinação, disposição para aprender, resiliência e superação dos próprios limites. “Sou merecedora”, disse a chef vitoriosa.
Ana Carolina tem 33 anos, é mãe de Ravi, de 7 anos, e estava divorciada há oito dias antes de entrar na competição, na pior fase da vida, segundo ela mesmo contou. A campeã chegou a ser eliminada nas seletivas, só voltando em uma repescagem da primeira fase. A vitória de Ana, portanto, foi uma virada.
Superação
“Sou merecedora. Fui merecedora por muito tempo, mas não enxergava. Toda mulher que faz seu ‘corre’, cria um filho e paga suas contas deve se achar merecedora”.
Gratidão
Na emocionante final, Ana Carolina enfrentou uma disputa acirrada com Wilton, demonstrando suas habilidades culinárias e uma determinação incansável. Seu desempenho vai deixar uma marca duradoura na história do MasterChef Brasil. “Sinto muita gratidão por cada bronca que recebi, cada erro e cada acerto meu no MasterChef”.
Sonhos e motivação
Em uma entrevista exclusiva ao Band.com.br logo após a vitória, Ana Carolina compartilhou suas emoções e refletiu sobre sua inspiradora jornada. "Estou muito feliz! Dei orgulho para minha mãe e meu filho, Ravi, entrou na cozinha do MasterChef, esse era o sonho dele", declarou Ana Carolina.
Visão
Além de sua conquista pessoal, Ana Carolina destaca a relevância de sua presença no pódio, que representa a diversidade e inclusão, com sua representatividade feminina, periférica e LGBTQIA+.
"No MasterChef, fiz coisas que eu achava que não era capaz, Fiz com que outras mulheres tirassem seus sonhos da gaveta. Para alguém que vem de onde eu vim, estar aqui hoje é muito importante”, disse.
Espírito de equipe
Wilton, o segundo colocado na competição, foi um grande parceiro de Ana Carolina, e em um gesto generoso, ela anunciou que doaria R$ 10 mil do seu prêmio ao amigo. "Nunca pensei no prêmio, mas essa é minha única certeza. Penso que o Wilton me ajudou muito aqui dentro. Ganhei um pin toda vez que cozinhei ao lado dele. Ele é um cara incrível que vai conseguir dinheiro de muitas formas, mas essa é uma representação da minha gratidão”, afirmou Ana Carolina.
Superação
Antes de ingressar no programa, Ana enfrentou uma separação que transformou sua vida e abalou sua autoestima. "Me separei oito dias antes de entrar no MasterChef. Minha família acabou e fiquei sem chão, perdida. Estava muito triste e fragilizada, no pior momento da minha vida. No começo, achava que não era capaz. Trouxe roupas para uma semana de confinamento, apenas. Dentro do cenário em que me encontrava, chegar aqui é ainda mais especial, compartilhou Ana Carolina.
Vontade de aprender
Ana Carolina enfrentou desafios significativos no início da competição. "“Eu era a última a ser escolhida nas provas porque eu não tinha muito conhecimento. O lugar mais chique que eu já fui é uma churrascaria, nunca comi um menu completo. Nas provas de reprodução, eu tive a oportunidade de experimentar pratos incríveis e reproduzi-los”.
Dedicação
Com determinação e dedicação, Ana Carolina rapidamente se destacou. Ela se tornou a participante com o maior número de vitórias em provas. “Acredito que outros competidores começaram a me ver como uma ameaça, pois perceberam que eu não precisava de tantas oportunidades quanto eles tiveram para demonstrar minha habilidade culinária", observou.
Escuta
A jornada de Ana Carolina no MasterChef foi repleta de altos e baixos, incluindo eliminações, retornos triunfantes, liderança e desafios intensos. "Fiz questão de dar espaço para todos se expressarem, algo que nem sempre fizeram por mim em outras provas. Foi um momento de grande importância", avaliou.
O Futuro
Com a vitória no MasterChef, Ana Carolina agora começa a planejar seu futuro. Antes de seguir carreira na gastronomia, a body piercer deseja estabilizar sua vida ao lado de seu filho pequeno. " Vou colocá-lo em um curso de inglês, na natação… Coisas que nunca pude fazer por ele”, afirmou.
Sonhando mais alto, ela quer montar um estúdio de body piercing com um pub. Além de, claro, empoderar outras mulheres. “Quero estudar para dar cursos e ensinar outras mulheres, sejam elas da ‘quebrada’ ou de qualquer outro lugar. Quero passar para frente o meu conhecimento e ajudar mulheres a enxergar a potência que são”, finalizou.
Comentários