Maior grupo de teatro de rua do Brasil, Imbuaça apresenta "A Peleja de Leandro"
No Recife, apresentações gratuitas serão no Sítio da Trindade e no Parque Dona Lindu
Escute essa reportagem
O Grupo de Teatro Imbuaça, maior grupo de teatro de rua em atividade no Brasil, apresentará o espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel” neste sábado e domingo, de graça, em parques do Recife: dia 9 (sábado), às 16hs, no Sítio Trindade, com direito a encontro com público a fazedores de cultura para uma roda de diálogos pós apresentação
Já no dia 10 (domingo), às 16hs, no Parque Dona Lindu. O projeto faz parte do Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas 2023.
“A peleja de Leandro na trilha do cordel” mistura ficção e realidade para narrar a trilha da vida de um dos mais importantes poetas da literatura de cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros.
A encenação, suave e brincante, permite conhecer o cordelista e a sua realidade, alocados numa história onde ele, protagonista, vê-se envolto com personagens e paisagens da sua própria criação presentes em sua vasta obra.
Tudo numa atmosfera de celebração, onde canto, conto e dança se entrelaçam para avivar a trajetória e o legado literário daquele que Drummond considerou "O Príncipe dos Poetas".
A direção é de José Rosa; a dramaturgia é assinada por Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira. Colaboração, na construção da dramaturgia, da pesquisadora Eliene Benício. As canções foram compostas por Jão Luiz.
Veja quem está por trás das cortinas
Já a direção musical e a preparação vocal é de Humberto Barretto. O elenco é composto por Amadeu Pereira, Iradilson Bispo, Humberto Barretto, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Rosi Moura e Talita Calixto.
A cenografia, coreografia e designer é de Iradilson Bispo. Já os figurinos, adereços e maquiagem, são de José Rosa. Patchwork: Dona Neres. Na cenotécnico, contrarregra e documentação visual, Fillipe Gomes. Técnico de som: Fabio Eduardo.
Produção: Imbuaça Produções Artísticas. Produção executiva: Lindolfo Amaral, Mercinha Barreto e a produção local é de Luciana Barbosa. Assessoria de imprensa da @Leoblemos.comunic.
Qual a experiência do grupo?
O Grupo Imbuaça, é fomentado pelo Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas – 2023 e pelo Ministério da Cultura. Fundado em agosto de 1977, ao longo dos 46 anos de atividades, dedica-se à pesquisa de linguagem fundamentada nas Culturas Populares e utiliza a Literatura de Cordel como uma de suas fontes para a construção de seus textos dramatúrgicos.
Já viajou por todo o Brasil e participou dos mais importantes Festivais de Teatro no pais e em Cuba, México, Portugal, Equador.
Outras informações estão disponíveis em www.instagram.com/imbuaca.
SERVIÇO: espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel” de graça no Recife
Grupo Imbuaça, maior grupo de teatro de rua em atividade no Brasil.
Sábado (9) - 16h, Sítio da Trindade (Casa Amarela, Zona Norte).
Domingo (10) - 16h, Parque Dona Lindu (Boa Viagem, Zona Sul).
Comentários