Fundação Gilberto Freyre abre neste domingo com o tema "Saberes e Sabores"
Visitantes poderão conhecer itens do acervo relacionados ao tema que não costumam estar expostos durante as visitas regulares
Escute essa reportagem

A Fundação Gilberto Freyre, localizada no bairro de Apipucos, zona norte do Recife, abrirá as portas no próximo domingo (29) com um circuito de visitas especial na Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre.
Conhecido como ‘Saberes e Sabores’, a visita leva os participantes a uma experiência imersiva e sensorial. Inspirado na obra 'Açúcar', do sociólogo, o trajeto vai conduzir o visitante pelas referências e memórias de Gilberto Freyre relacionadas à gastronomia.
Será uma oportunidade única para conhecer itens do acervo como cardápios de viagens e de refeições comemorativas, além de fotos da família Freyre à mesa em diversas ocasiões. Ao final da visitação, os participantes serão convidados a vendar os olhos e participar de uma experiência sensorial para desvendar cheiros e sabores, sendo remetidos a diversas memórias afetivas.
As visitas guiadas iniciam a cada 1h e haverá sessões às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. Os ingressos custam R$15 (meia-entrada: R$7,50) e são adquiridos na bilheteria do local.
Sobre a Fundação Gilberto Freyre
A Fundação Gilberto Freyre foi criada em 1987 para manter reunido, preservado e à disposição do público o acervo pessoal e intelectual do escritor pernambucano. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre está instalada no local em que o escritor escolheu para morar, por mais de 40 anos: o bucólico e tradicional bairro de Apipucos. Os ambientes foram preservados como a família deixou na década de 1980, à exceção da cozinha, que sofreu alterações.
A construção, reconhecida como casa-grande original do século XIX e reformada em1881, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela família Freyre. A preservação do ambiente, exatamente como fora concebido por Gilberto, revela a emoção e a sensibilidade diante da formação de um acervo que testemunha a vida de Pernambuco, do país e de diferentes locais do mundo.
O acervo inclui imagens sacras católicas, peças de origem africana, azulejos portugueses, peças da arte popular brasileira, porcelanas orientais, prataria inglesa e portuguesa, além de um vasto acervo bibliográfico e de uma rica pinacoteca.
Hoje, a instituição abriga a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, o Sítio Ecológico, o Memorial Gilberto Freyre, o Laboratório de Restauro e o Espaço Cultural.
Comentários