Festival Pernambucano de Literatura Negra é finalista do Prêmio Jabuti 2025
Projeto é o único representante do Norte e Nordeste entre os cinco que disputam o troféu

O Festival Pernambucano de Literatura Negra foi anunciado, nesta terça-feira (7), como finalista do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Fomento à Leitura. É o único representante do Norte e Nordeste entre os cinco projetos que disputam o troféu, reforçando o papel do evento como símbolo de resistência e valorização da literatura negra em âmbito nacional.
A indicação foi divulgada dois dias após a estreia da quinta edição do festival, realizada dentro da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Olinda. O resultado final será conhecido em 27 de outubro, durante cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, parte da programação que celebra a capital fluminense como Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO entre abril de 2025 e abril de 2026.
Veja também: Eu tenho um recado para você: trago seu amor em 24 horas
Veja mais em: Ney Anderson: o Apocalipse de todo dia no Recife sem linha reta
Veja ainda mais: “A vida é traição”: Raimundo Carrero entrega sua carta ao mundo
Idealizado e dirigido pela jornalista e escritora Jaqueline Fraga, finalista do Jabuti em 2020, o festival nasceu de forma independente em 2022, ganhou fôlego com o apoio do Banco do Nordeste e do Ministério da Cultura em 2024, e chega a 2025 consolidado com o incentivo da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco, via Funcultura.
Para Jaqueline, a indicação reconhece um projeto coletivo e o compromisso de ampliar espaços de leitura. “Contar as nossas histórias, promover a leitura, a literatura e a cultura são missões que nos movem”, afirmou.
Criado em 1958, o Jabuti é considerado o mais importante prêmio literário do país. Ao incluir o Festival Pernambucano de Literatura Negra entre seus finalistas, reafirma que a literatura brasileira se fortalece quando acolhe suas múltiplas vozes e reconhece a diversidade que a compõe.
Comentários