Domingo de Reggae no Recife Antigo
Evento Bob Vive! – Dia Nacional do Reggae, acontece na rua Tomazina, no Recife Antigo, a partir das 17h
Escute essa reportagem
Fechando as comemorações do mês do Dia Nacional do Reggae neste domingo (26), acontece o evento Bob Vive! – Dia Nacional do Reggae, na rua Tomazina, no Recife Antigo, a partir das 17h.
O evento é uma mostra coletiva de várias bandas e artistas do Reggae Pernambucano para comemorar a data. As atrações são: Ívano, Marcelo Santana, Gildo Brasáfrica, Preto Reggae Band, Donabagga Reggae, Semeia Paz, Estado Civil e o DJ Armandinho nos setups da seleção.
Pelo segundo ano consecutivo o evento comemora o Dia Nacional do Reggae. A data foi instituída no Brasil em 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano Bob Marley, o maior nome do Reggae e responsável pela popularização do gênero a nível internacional.
BOB VIVE
Para os organizadores, “Bob Marley é a maior referência no Reggae em todo mundo, não só pelo sucesso musical das várias músicas que ele alcançou, mas pelas mensagens filosóficas e políticas de suas letras e ao mesmo tempo com a autenticidade de suas interpretações nos shows.”
“Ainda existe muito preconceito na sociedade com o Reggae. Primeiro pela aparência das roupas e dos cabelos de muitos adeptos do gênero. Segundo pelo uso da maconha que é comum entre os seguidores do Reggae. Mas estamos quebrando estes preconceitos. O Reggae prega o amor, a paz, igualdade e a justiça social, isso que é o importante” , completam.
REGGAE PERNAMBUCANO
O Reggae surgiu em Recife e em Pernambuco no final da década de 70 e início dos anos 80. Se tornou bastante popular e Pernambuco virou referência no Reggae no Nordeste e no Brasil com o surgimento de várias bandas e artistas. Foi a partir de Pernambuco que o cantor e compositor Edson Gomes alcançou notoriedade nacional. A banda Tribo de Jah, do Maranhão, conquistou um público fiel e numeroso aqui em Pernambuco, assim como, a banda alagoana Vibrações tem aqui um dos seus maiores públicos atualmente.
O Reggae pernambucano é original e diferenciado do restante do país devido à influência dos ritmos populares da cultura pernambucana e a afinidade com a cultura afro. O movimento negro e o movimento Reggae se confundem nas suas trajetórias, tanto pela fusão dos ritmos como pelos temas sociais abordados em suas letras. Rap, Maracatu, afoxé e xote são constantes na música do Reggae Pernambucano.
PROGRAMAÇÃO
O cantor e compositor Ívano. Uma das maiores referências e pioneiro do movimento Reggae juntamente com o movimento negro. Foi da 1ª geração de músicos de reggae juntamente com Valdi Afonjah. Ganhador de vários concursos, entre eles, Frevança e o Canta Nordeste da rede Globo na década de 80.
Marcelo Santana, nasceu, em Casa Amarela, o bairro mais populoso da cidade do Recife. A essência de sua música vem, justamente, da fusão de diversos tipos de culturas e ritmos - tais como, xote, maracatu, baião, caboclinho, coco de roda, ciranda, afoxé, entre outros, presentes na sua comunidade.
Gildo Brasáfrica é cantor, compositor e um dos pioneiros do gênero. Em 1990 formou a banda Brasáfrica e desde então, passou a se apresentar como Gildo Brasáfrica. O nome é justamente a junção de Brasil + África, reverenciando as influências africanas no Brasil. Gildo Brasáfrica tem mais de 20 anos de carreira. É fruto do movimento cultural de Casa Amarela (bairro da zona norte da cidade).
A Donabagga é uma banda de Reggae, fundada em Janeiro de 2007 na praia do Janga,Paulista, zona norte da Grande Recife - Pernambuco. Desde o início a intenção é divulgar a mensagem de amor, liberdade, consciência, respeito e justiça, através das músicas autorais e com a verdadeira essência do reggae jamaicano. Entre as influências estão:
Bob Marley, Peter Tosh, The Skatalites, The Congos, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco eLeões de Israel (bandas já conhecidas no cenário nacional / internacional, e agregando a cultura nacional com a mescla de MPB, Rock, etc. Além disso, soma-se a bagagem musical de cada integrante.
Inspirados pelo legado de grandes nomes do reggae como Peter Tosh, Israel Vibration, Jacob Miller e Bob Marley, a banda Preto Reggae Band se propôs a criar músicas autorais profundas e autênticas no estilo Reggae Roots. A música da banda é uma fusão de influências que vai além do reggae, incorporando elementos do ska, rock, blues, soul e jazz, enriquecidos pelas raízes culturais nordestinas que fazem parte de sua identidade pernambucana.
Natural da Ilha do Maruim, em Olinda, a banda Semeia Paz foi formada em 2012 com objetivo de difundir uma mensagem positiva para toda sociedade e para os seguidores do Reggae jamaicano.
A banda Estado Civil é liderada pelo cantor e compositor Valmir Pereira. Formada em meados de 2010 e tem a crítica social seu ponto forte.
Bob Vive! – Dia Nacional do Reggae é organizado pela mamahuê - produções Culturais&Afins com apoio da prefeitura da cidade do Recife, através da Fundação de Cultura da Cidade do Recife
Comentários