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Entretenimento

Cinema da Fundação estreia neste sábado (6) sessão à meia-noite

Filme exibido será o icônico midnight movie “El Topo” (1970) de Jorodowsky


Imagem ilustrativa da imagem Cinema da Fundação estreia neste sábado (6) sessão à meia-noite
A nova programação “À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema” acontecerá aos sábados, na Sala Derby |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A sessão “À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema” estreará no próximo sábado (6), na Sala Derby, do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, às 23h59, exibindo “El Topo” (1970), de Alejandro Jodoroswky. A exibição terá preço promocional de R$ 7, com a venda dos ingressos na bilheteria a partir das 23h. 

Diretor da Dimeca/Fundaj, Túlio Velho Barreto conta que a sessão ‘À Meia-Noite Te Levarei Ao Cinema’ na sala Derby faz parte das iniciativas da nova gestão para 2024, em especial do curador do Cinema, Luiz Joaquim. “Recentemente, inauguramos as atividades do Cineclube da Fundação, que teve sessões nos fins de semana de março e terá continuidade um fim de semana por mês a partir de abril. Assim, estamos ampliando a ocupação de nossos equipamentos culturais para a sociedade em consonância com a vocação da Fundaj, nesse caso, no campo audiovisual. A iniciativa também acompanha as tendências mundiais ao oferecer uma programação alternativa para cinéfilos notívagos”, afirma.

Curador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim explica que a cultura das sessões de cinema à meia-noite se estabeleceu na década de 70 em Nova Iorque, a partir da exibição de filmes que guardam em si algo de incompreendido, duro, violento, desconfortavelmente cômico ou mesmo rejeitado. Filmes que, pelo seu histórico underground, viriam a ser cultuados e desejados. “Criamos uma faixa inédita na programação, que busca, enfim, disponibilizar aos nossos espectadores uma nova forma de valorizar e experienciar algumas obras que outros frequentadores de cinema nunca iriam querer entender”, atesta o curador.

SOBRE O FILME

O longa “El Topo”, o psicodélico western de Jodorowsky que será exibido nesta primeira sessão à meia-noite, não pode ser colocado numa caixinha, com suas questões separáveis por escaninhos temáticos. Por meio da trajetória de vida e morte do seu pistoleiro errático (o próprio Jodorowsky), vamos testemunhando conflitos espirituais e mundanos compartilhados com uma coleção de incomuns personagens secundários.

Sessões à meia-noite

As primeiras experiências das hoje já celebradas ‘Sessões de Cinema à Meia-Noite’, presentes nas grandes metrópoles do mundo, tiveram sua origem nos anos 1930. Duas décadas depois ganharam popularidade, só que no ambiente caseiro, pela programação de algumas emissoras de tevê. Foi apenas no final dos anos 1960 que algumas salas de cinema começaram a integrar regularmente em sua programação as sessões que entravam pela madrugada.

A mais importante entre estas salas foi o extinto Cine Elgin (hoje ‘Joyce’), localizado no nova-iorquino bairro do Chelsea. Quando o proprietário e programador do Elgin, Ben Barenholtz, anunciou que iria criar uma faixa contínua de sessões à meia-noite, ouviu de todos que estava ficando louco, que ninguém sairia de casa tão tarde para ir ao cinema.

Com a estreia do psicodélico western mexicano “El Topo”, lançado naquela sala em 17 de dezembro de 1970, Barenholtz provaria que estava certo estabelecendo também, e definitivamente, o conceito dos midnight movies, ou seja, obras que guardam em si algo de maldito, incompreendido, duro, violento, desconfortavelmente cômico ou mesmo rejeitado. Filmes que, pelo seu histórico underground, viriam a ser cultuados e desejados.

No caso, “El Topo” não foi o primeiro filme da madrugada programado por Barenholtz, mas carrega na sua história o título de pioneiro em sua capacidade de arregimentar fãs pelas sessões no Elgin. Sua estreia ganhou, inclusive, uma promoção voluntária de John Lennon e Yoko Ono, fãs declarados do filme que tinha sessões todos os dias no Elgin, ficando em cartaz até junho de 1971.

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