“A boba: uma jornada” faz últimas apresentações da temporada no Recife
Chegou a vez da Feirinha Agroecológica da Várzea e Parque da Jaqueira receber espetáculo
Escute essa reportagem
É assim que ela começa, atraindo espectadores de todas as idades: “Venham todes! Venham conhecer a palhaça que acorda sem saber onde está. Venham ver a palhaça a enfrentar desafios na sua incrível jornada de três vidas. Sim, senhoras e senhores. Eu falei isso mesmo: três vidas. Uma como curandeira, outra como professora e ainda mais outra como guerreira”.
E nessa trajetória, ela vai encontrar obstáculos, mas vai vencer os desafios necessários para sua evolução. Nada disso, contudo, vai acontecer sem os espectadores, senhoras e senhores! Isso mesmo.
O público é o grande cúmplice da palhaça Gardênia no espetáculo “A boba: uma jornada”, que faz duas apresentações gratuitas neste sábado, dia 11, na Feirinha Agroecológica da Várzea às 9h, e no domingo, dia 12, no Parque da Jaqueira, também às 9h. Diversão para toda família.
Em “A boba: uma jornada” Luiza Fontes leva à cena técnicas de palhaçaria, máscara expressiva, teatro, magia cômica, malabares de contato e bambolê, preparação que contou com a direção de artistas pernambucanos com expertise em cada uma das modalidades.
Na Direção Geral, a multiartista Odília Nunes, na Direção de Comicidade, o palhaço e ator Marcelo de Oliveira, o mágico Rapha Santa Cruz assina a consultoria em Magia Cômica, e na Direção de Arte, a atriz, palhaça e modelo Fabiana Pirro. Cláudio Rabeca assina a trilha sonora original.
O espetáculo foi contemplado no edital 2021/2022 do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC) por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife. E também é um dos cinco ganhadores da 1ª edição do Prêmio Nacional Sesc de Artes Cênicas em 2021. A temporada, totalmente gratuita, começou no início do mês, com apresentações no Parque Urbano da Macaxeira e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Memórias - A dramaturgia de “A boba: uma jornada” começou a tomar forma durante um momento ainda muito crítico da pandemia, em encontros virtuais semanais com Odília Nunes, diretora do espetáculo.
Luíza afirma que esses encontros eram, sobretudo, uma jornada para dentro. “Guiada pelas provocações de Odília, comecei a olhar para a minha própria história, escrevendo e desenhando sobre minhas memórias, minha infância e daí começaram a surgir as que compõem o espetáculo” completa.
O trabalho continuou de forma presencial alguns meses mais tarde, com uma imersão no Sertão do Pajeú. “Fiquei dez dias lá, vivendo um processo provocativo, em meio a trilhas na caatinga, filmes e o despertar de sensações”, conta.
Palhaça Gardênia - A figura por trás (e por dentro) da atriz, palhaça, contadora de histórias e arte-educadora Luíza Fontes. Bacharela em Teatro pela UFMG, Luíza atua profissionalmente desde 2008 e tem no currículo diversos espetáculos de circo e teatro, tendo participado de vários grupos e coletivos, Duas Companhias (PE), Instituto HAHAHA, Coletivo Calcinha de Palhaça e Cabaré Divinas Tetas (MG). Atualmente, produz e atua no Cabaré dos Sonhos e integra o elenco da ONG Palhaços sem Fronteiras.
Serviço - A BOBA: UMA JORNADA, com Luíza Fontes (palhaça Gardênia)
Sábado (11) na Feirinha Agroecológica da Várzea, às 9h
Domingo (12) no Parque da Jaqueira, às 9h
Classificação etária: Livre
APRESENTAÇÕES GRATUITAS.
Ficha Técnica
Atuação: Luíza Fontes como Palhaça Gardênia
Dramaturgia: Luíza Fontes e Odília Nunes
Direção: Odília Nunes
Direção de comicidade: Marcelo Oliveira
Assistência em magia cômica: Rapha Santa Cruz
Direção de Arte: Fabiana Pirro
Trilha Sonora: Cláudio Rabeca
Coordenação: Luíza Fontes e Amanda Dias Leite
Produção: Érica Rodrigues
Registro Audiovisual (foto e vídeo): Luíza Lira e Humberto Reis
Assistente de Produção: Rhayan Gomes
Imprensa: Ana Nogueira
Comentários