Troca de gentilezas e críticas marcam anúncio de R$ 100 milhões no Porto do Recife
Segundo Silvio Costa Filho, investimentos federais vão ampliar a capacidade operacional do porto e fortalecer o turismo de cruzeiros

O Porto do Recife vai ganhar novos ares. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta sexta-feira (19), no bairro do Recife, investimentos de R$ 100 milhões que vão reposicionar a estrutura portuária no cenário nacional.
A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PD) e do presidente do Porto do Recife, Tito Lívio de Morais, além de outras lideranças políticas.
O pacote contempla duas frentes: a dragagem de readequação, que vai garantir calado de até 12 metros, permitindo a atracação de navios de maior porte; e o lançamento do edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP Recife).
"Missão dada é missão cumprida"
Silvio Costa Filho destacou o simbolismo do momento. “Missão dada, governadora, é missão cumprida”, afirmou, uma frase de gentileza dita em um contexto político no qual ele é um dos postulantes ao Senado em 2026.
O ministro já declarou apoio à candidatura de João Campos (PSB) em momentos anteriores, mas ainda não recebeu garantias se o apoio será recíproco. Silvio Filho já chegou a dizer, em entrevista à CBN, que não via "ambiente de unidade ou de construção política no entorno" de Raquel.
“Quero enaltecer essa parceria que tem sido muito benéfica para Pernambuco. Quem ganha com isso é o povo pernambucano e o povo brasileiro”, completou o ministro, num novo gesto de cortesia com a governadora.
Silvio Costa Filho ressaltou ainda o potencial do espaço para além da movimentação de cargas. “Esse porto, para mim, é um dos mais bonitos do Brasil. Precisamos transformá-lo em um grande hub turístico, estimulando o potencial da cidade do Recife”, disse.
Sem deixar de passar recado aos adversários
A governadora Raquel Lyra ressaltou que o Porto do Recife tem se transformado desde o início da atual gestão. Segundo ela, o equipamento deixou de ser deficitário e passou a gerar superávit, resultado que fortalece não apenas o setor turístico, mas também cadeias produtivas estratégicas, como o polo cervejeiro e o polo de açúcar.
“Desde o início da nossa gestão, o Porto do Recife tem passado por um processo profundo de transformação. Uma empresa que antes era deficitária passou a apresentar resultados positivos, tornando-se superavitária. Isso impacta diretamente não apenas o turismo de Pernambuco, mas também cadeias econômicas estratégicas, como o polo cervejeiro e o polo de açúcar, garantindo maior competitividade logística", disse Raquel.
De acordo com ela, nenhuma área do estado está sendo esquecida; "Estamos conseguindo investir em todas as áreas, criando as bases para um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento econômico. Pernambuco hoje registra o maior crescimento do PIB dos últimos 15 anos”, afirmou.
Nova fase
Para o presidente do Porto do Recife, Tito Lívio de Morais, o investimento inaugura uma nova fase.
“A dragagem representa um marco para o Porto do Recife. Com o aumento do calado, teremos mais segurança e eficiência, ampliando a capacidade de receber navios maiores e fortalecendo a nossa competitividade. Esse investimento consolida o porto como um ativo estratégico para Pernambuco e para o Brasil”, afirmou.
Comentários