X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Suape sedia encontro para debater descarbonização do setor portuário

Com variada programação, evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Suape sedia encontro para debater descarbonização do setor portuário
Embora as inscrições presenciais estejam encerradas, o evento será transmitido gratuitamente pelo canal oficial no YouTube |  Foto: Divulgação

O setor de transporte marítimo, responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), segundo a Organização Marítima Internacional (IMO), está no centro do debate global sobre descarbonização - processo de reduzir ou eliminar as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases de efeito estufa (GEE) gerados por atividades humanas.

Para discutir estratégias e soluções, o 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, Pernambuco. 

A IMO estabeleceu como meta zerar as emissões líquidas até 2050, em um esforço para mitigar o impacto ambiental do comércio global.

Debate de alto nível

O evento reunirá especialistas, gestores, formuladores de políticas e representantes do setor portuário em uma programação que inclui painéis temáticos, um demoday com apresentação de soluções inovadoras e um encontro de CEOs para debates de alto nível.

Embora as inscrições presenciais estejam encerradas, o evento será transmitido gratuitamente pelo canal oficial no YouTube. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial do encontro.

O painel do Grupo de Trabalho (GT) Regulatório abordará um tema essencial para o futuro da sustentabilidade: as regulamentações da IMO para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Luciana Suman, CEO da MarMec Engenharia, Consultoria e Treinamento, e Eduardo Mota, diretor de Relações Institucionais da FS Fueling Sustainability, apresentarão conceitos valiosos sobre as regulamentações internacionais e os caminhos para reduzir as emissões nos portos brasileiros. A mediação será realizada por Gabriela Costa, diretora da

Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

“Queremos transformar as diretrizes da descarbonização de portos em ações concretas. Assim, o encontro responde às demandas urgentes de mitigação climática e contribui para a construção de um futuro portuário resiliente, competitivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade global”, afirma Luane Lemos, coordenadora geral da ABDP.

No evento, também haverá a entrega do Selo Pró-Clima em reconhecimento aos portos membros da aliança que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. Nove empresas vão ser premiadas.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, comenta que é uma honra para a estatal pernambucana sediar o primeiro encontro da aliança e que o porto já deu a largada para a descarbonização com o programa Suape Carbono Neutro 2038. “Além da atração de novos empreendimentos com foco na pesquisa e produção de energias renováveis, a exemplo da instalação da primeira fábrica de e-metanol do Brasil no complexo – do grupo European Energy, já temos parte das instalações portuárias alimentada por energia renovável e a frota de veículos movida a biocombustíveis”, revela o gestor.

SOBRE A ALIANÇA

É uma iniciativa brasileira que reúne portos de todo o mundo com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover práticas sustentáveis. A Aliança facilita a troca de conhecimento e tecnologia, além de fomentar a implementação de soluções inovadoras para descarbonizar as operações portuárias. Atualmente, fazem parte da Aliança 55 membros, entre terminais, empresas, associações e startup.

Entenda o que é descarbonização

Descarbonização é o processo de reduzir ou eliminar as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases de efeito estufa (GEE) gerados por atividades humanas, com o objetivo de mitigar os impactos das mudanças climáticas. Esse conceito é amplamente aplicado em setores que dependem de combustíveis fósseis, como transporte, energia e indústria, buscando a transição para fontes de energia renovável e práticas mais sustentáveis.

Exemplos de ações de descarbonização:

Energia renovável: substituição de combustíveis fósseis por energia solar, eólica ou hidrelétrica.

Eficiência energética: adoção de tecnologias que consomem menos energia para realizar as mesmas atividades.

Transporte sustentável: uso de veículos elétricos, biocombustíveis ou alternativas como bicicletas e transporte público eficiente.

Captura e armazenamento de carbono (CCS): tecnologias que capturam CO₂ antes que ele seja liberado na atmosfera.

Reflorestamento: plantação de árvores para absorver CO₂ da atmosfera.

A descarbonização é essencial para cumprir metas globais como o Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: