X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Recife é contemplado com 27 projetos estruturadores no novo PAC

Projetos incluem novos habitacionais, urbanização, requalificação do Mercado de São José, restauração do patrimônio histórico, creches e escolas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife é contemplado com 27 projetos estruturadores no novo PAC
|  Foto: Divulgação / PCR

O novo Programa de Aceleração do Crescimento contempla a cidade do Recife com 27 obras voltadas a melhoria das condições de vida da população. Entre as ações estão a construção de 952 unidades habitacionais; urbanização de áreas de vulnerabilidade socioambiental, requalificação do Mercado de São José, o mais antigo do Brasil;  restauração do patrimônio histórico; requalificação e construção de creches e escolas, além de contenção de encostas.

O novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com a construção de corredores exclusivos de ônibus, entre outras intervenções.

O Recife pode ainda ser contemplado com outros projetos. A partir de setembro, o Governo Federal se comprometeu a lançar editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários nas áreas de Cidades (urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais); Saúde (UBSs, policlínicas e maternidades); Educação (creches, escolas e ônibus escolares); Cultura (CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico); e Esportes.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, no Rio de Janeiro, o Governo Federal também anunciou a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), usando como referência as unidades recifenses. Ao todo serão,  o Programa vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários pelo país. 

Atualmente o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque). Há também duas outras unidades em construção, no Ibura e no Pina, e mais duas a serem iniciadas.

Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: