Recife é contemplado com 27 projetos estruturadores no novo PAC
Projetos incluem novos habitacionais, urbanização, requalificação do Mercado de São José, restauração do patrimônio histórico, creches e escolas
Escute essa reportagem
O novo Programa de Aceleração do Crescimento contempla a cidade do Recife com 27 obras voltadas a melhoria das condições de vida da população. Entre as ações estão a construção de 952 unidades habitacionais; urbanização de áreas de vulnerabilidade socioambiental, requalificação do Mercado de São José, o mais antigo do Brasil; restauração do patrimônio histórico; requalificação e construção de creches e escolas, além de contenção de encostas.
O novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com a construção de corredores exclusivos de ônibus, entre outras intervenções.
O Recife pode ainda ser contemplado com outros projetos. A partir de setembro, o Governo Federal se comprometeu a lançar editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários nas áreas de Cidades (urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais); Saúde (UBSs, policlínicas e maternidades); Educação (creches, escolas e ônibus escolares); Cultura (CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico); e Esportes.
Durante a cerimônia de lançamento do programa, no Rio de Janeiro, o Governo Federal também anunciou a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), usando como referência as unidades recifenses. Ao todo serão, o Programa vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários pelo país.
Atualmente o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque). Há também duas outras unidades em construção, no Ibura e no Pina, e mais duas a serem iniciadas.
Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros.
Comentários