X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Quantidade de bovinos abatidos no 4º trimestre de 2024 cresceu quase 50% em PE

Com isso, o estado respondeu por 9,4% de todo o abate da região Nordeste (894.528 cabeças)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Quantidade de bovinos abatidos no 4º trimestre de 2024 cresceu quase 50% em PE
No acumulado do ano passado, Pernambuco abateu mais de 264 mil cabeças de gado - 18,8% de alta em relação a 2023 |  Foto: Tibico Brasil

Os produtores de proteína animal de Pernambuco abateram mais de 84.400 cabeças de gado nos três últimos meses de 2024. Um crescimento de 48% em relação ao 4º trimestre do ano anterior. Com isso, o estado respondeu por 9,4% de todo o abate da região Nordeste (894.528 cabeças).

No acumulado do ano passado, Pernambuco abateu mais de 264 mil cabeças de gado - 18,8% de alta em relação a 2023. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

A produção de ovos também apresentou forte crescimento no final de 2024. Segundo a avaliação do Etene, o estado produziu, entre outubro e dezembro, quase 80 milhões de dúzias de ovos. O volume é 34% superior à produção do mesmo período do ano anterior. Foram 20 milhões de dúzias a mais.

Em todo o ano de 2024, a produção de ovos chegou a quase 300 milhões de dúzias, uma alta de 30% em relação a 2023. Pernambuco, sozinho, responde por cerca de 36% de toda a produção do Nordeste.

CRÉDITO

O crescimento da produção de bovinos e aves em Pernambuco acompanha o aumento da oferta de crédito do Banco do Nordeste (BNB) para as atividades de pecuária no estado. Em 2024, o Banco liberou R$ 1,2 bilhão, cerca de 41% a mais do que o contratado em 2023.

Segundo o superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, a pecuária é um dos setores que mais vem investindo nos últimos anos.

"O BNB vem aumentando entre 10% e 40%, por ano, as contratações dessas atividades desde 2019. No acumulado, a alta foi de 200%. Isso demonstra que tanto o Banco está olhando com muita atenção para a pecuária quanto os empresários estão aproveitando essa vocação que Pernambuco possui", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: