X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Procon constata que ventiladores e aparelhos de ar-condicionado estão mais caros

Pesquisa de preços aponta diferenças de até 62% nos ar condicionados e 71% nos ventiladores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Procon constata que ventiladores e aparelhos de ar-condicionado estão mais caros
Pesquisa levantou preço de 58 produtos no comércio do Grande Recife |  Foto: Divulgação/Procon-PE

Considerado como um dos inícios de ano mais quentes da história, de acordo com o Observatório Europeu Copernicus, os consumidores vêm sofrendo com as altas temperaturas. Pensando nisso, o Procon-PE realizou uma pesquisa de preços de ventiladores e ar condicionados, para que os consumidores tenham acesso a informações sobre o melhor preço, na hora de comprar.

A pesquisa de preços de ar condicionados split e de janela, além de ventiladores de mesa, uso em parede e de coluna, totalizou 58 itens pesquisados. A pesquisa aponta diferenças de até 62,24% nos ar condicionados split, 58,73% nos ar condicionados de janela e 71,01% nos ventiladores. Devido à onda de calor excessivo, no Recife e em toda região, a pesquisa revela aumento nos preços de ventiladores e ar condicionado.

DEMANDA MAIOR

“A demanda por equipamentos de refrigeração tem aumentado, consideravelmente, levando a um aumento nos preços. A pesquisa realizada pelo Procon-PE detectou que os ventiladores subiram em média 15%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já os equipamentos de ar condicionados splits e de janela apresentaram um aumento médio de 20% e 25%, respectivamente”, destacou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor. Anselmo Araújo.

Diante desse cenário, o Procon-PE orienta os consumidores a pesquisar os preços, em diferentes estabelecimentos, verificar a reputação das marcas e produtos, além de ficarem atentos a possíveis práticas abusivas, como a cobrança de preços exorbitantes ou venda casada.

Para mais informações e orientações aos consumidores, o Procon-PE disponibiliza atendimento presencial em sua sede, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, São José. A pesquisa completa encontra-se disponível no site do Procon-PE: https://www.procon.pe.gov.br/ .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: