Procon constata que ventiladores e aparelhos de ar-condicionado estão mais caros
Pesquisa de preços aponta diferenças de até 62% nos ar condicionados e 71% nos ventiladores
Escute essa reportagem
Considerado como um dos inícios de ano mais quentes da história, de acordo com o Observatório Europeu Copernicus, os consumidores vêm sofrendo com as altas temperaturas. Pensando nisso, o Procon-PE realizou uma pesquisa de preços de ventiladores e ar condicionados, para que os consumidores tenham acesso a informações sobre o melhor preço, na hora de comprar.
A pesquisa de preços de ar condicionados split e de janela, além de ventiladores de mesa, uso em parede e de coluna, totalizou 58 itens pesquisados. A pesquisa aponta diferenças de até 62,24% nos ar condicionados split, 58,73% nos ar condicionados de janela e 71,01% nos ventiladores. Devido à onda de calor excessivo, no Recife e em toda região, a pesquisa revela aumento nos preços de ventiladores e ar condicionado.
DEMANDA MAIOR
“A demanda por equipamentos de refrigeração tem aumentado, consideravelmente, levando a um aumento nos preços. A pesquisa realizada pelo Procon-PE detectou que os ventiladores subiram em média 15%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já os equipamentos de ar condicionados splits e de janela apresentaram um aumento médio de 20% e 25%, respectivamente”, destacou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor. Anselmo Araújo.
Diante desse cenário, o Procon-PE orienta os consumidores a pesquisar os preços, em diferentes estabelecimentos, verificar a reputação das marcas e produtos, além de ficarem atentos a possíveis práticas abusivas, como a cobrança de preços exorbitantes ou venda casada.
Para mais informações e orientações aos consumidores, o Procon-PE disponibiliza atendimento presencial em sua sede, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, São José. A pesquisa completa encontra-se disponível no site do Procon-PE: https://www.procon.pe.gov.br/ .
Comentários