Pernambuco tem maior geração de empregos do Nordeste
Segundo dados do Novo CAGED, o Recife gerou mais da metade das vagas
Escute essa reportagem
Pernambuco se destacou como o estado nordestino com maior geração de empregos formais, conforme dados do Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego.
Foram abertas 7.664 vagas em novembro, sendo 4.529 (59%) mais da metade das oportunidades, concentradas na capital pernambucana.
No mesmo período de 2022, o saldo de empregos no Estado foi de 7.907 postos de trabalho formais. Em novembro do ano passado, por sua vez, o Recife gerou 4.105 postos de trabalho, sendo este mês de 2023 ligeiramente maior.
Os dados do Caged mostram que Pernambuco e sua capital assumiram o protaganismo na geração de empregos na região nordestina.
O estado registra sete meses consecutivos de saldos positivos no emprego desde maio, totalizando 59.902 contratações em 2023. Pernambuco ainda lidera a criação de vagas no Nordeste pelo quarto mês consecutivo. O Recife já entrega saldo positivo durante 11 meses.
“Vamos iniciar 2024 com esse resultado que demonstra a liderança de Pernambuco no Nordeste brasileiro na criação de emprego, o instrumento mais transformador e inclusivo que existe no sentido de garantir menos desigualdade social, mais oportunidade e renda. Raquel Lyra (PSDB), Governadora de Pernambuco
Todos os setores do Estado contribuíram para a abertura de vagas, exceto a agropecuária. O comércio teve o melhor desempenho, com 4.417 vagas, seguido por serviços (2.851), indústria (1.091) e construção civil (589).
No acumulado do ano, serviços, comércio e indústria lideram, com saldos positivos de 35.558, 12.213 e 5.553, respectivamente.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, o resultado do mês de novembro no Recife fortalece a curva positiva e crescente construída desde o início da gestão João Campos (PSB).
“A Prefeitura vem realizando investimentos importantes na cidade, simplificando a vida de quem faz negócios e trazendo o setor privado para participar ativamente desse movimento. O resultado é emprego em alta e o Recife no protagonismo do Nordeste. Joana Portela Florêncio, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife
Contexto econômico - Em novembro passado, Pernambuco ocupou a 5ª posição na criação de vagas entre os estados brasileiros, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. O Recife, por sua vez, entrou no top 3 do ranking nacional de capitais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro
Brasil - O saldo de empregos no Brasil é de 130.097, maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi 127.832. Em novembro, foram 1.866.752 admissões e 1.736.655 demissões, segundo dados do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Comentários