X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pernambuco lidera ranking nacional de mulheres como chefes de família

Os dados também mostram que a maior parte das unidades da federação chefiadas por lideranças femininas está na Região Nordeste


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco lidera ranking nacional de mulheres como chefes de família
No cenário atual, a maior parte das unidades domésticas com liderança feminina se concentra no Nordeste, com estados como Ceará (52,6%), Alagoas e Paraíba (51,7%) e Bahia (51%) também figurando na lista |  Foto: Divulgção

De acordo com o Censo Demográfico 2022, Pernambuco se destaca entre os estados brasileiros com o maior percentual de mulheres responsáveis pelas unidades domésticas. No estado, 53,9% dos lares têm mulheres como chefes de família, colocando Pernambuco no topo do ranking nacional, à frente de Sergipe (53,1%) e Maranhão (53%).

A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, revela uma mudança significativa em relação ao Censo de 2010, quando os homens ainda predominavam como responsáveis pelos domicílios.

No cenário atual, a maior parte das unidades domésticas com liderança feminina se concentra no Nordeste, com estados como Ceará (52,6%), Alagoas e Paraíba (51,7%) e Bahia (51%) também figurando na lista.

Enquanto o Nordeste puxa a média nacional, estados como Rondônia (44,3%) e Santa Catarina (44,6%) apresentam os menores percentuais de domicílios liderados por mulheres.

Segundo a analista Luciene Longo, essa transformação reflete um movimento observado em todo o país, com um crescimento expressivo na presença feminina na chefia familiar.

“Os dados do Censo mostram que a maior parte dessas unidades da federação estão concentradas na Região Nordeste do país. Por outro lado, os menores percentuais são encontrados em Rondônia, com 44,3%, e em Santa Catarina, com 44,6%. Percebe-se, de forma geral, que as unidades da federação acompanharam o movimento do país com aumento da proporção de unidades domésticas com responsáveis do sexo feminino”, aponta a analista da divulgação, Luciene Longo.

Os dados completos do Censo 2022 estão disponíveis na plataforma Sidra e outras ferramentas digitais do IBGE.

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco lidera ranking nacional de mulheres como chefes de família
Veja o ranking dos estados onde a liderança feminina como chefe de família se destaca |  Foto: IBGE/Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: