Pernambuco lidera ranking nacional de mulheres como chefes de família
Os dados também mostram que a maior parte das unidades da federação chefiadas por lideranças femininas está na Região Nordeste
Escute essa reportagem
De acordo com o Censo Demográfico 2022, Pernambuco se destaca entre os estados brasileiros com o maior percentual de mulheres responsáveis pelas unidades domésticas. No estado, 53,9% dos lares têm mulheres como chefes de família, colocando Pernambuco no topo do ranking nacional, à frente de Sergipe (53,1%) e Maranhão (53%).
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, revela uma mudança significativa em relação ao Censo de 2010, quando os homens ainda predominavam como responsáveis pelos domicílios.
No cenário atual, a maior parte das unidades domésticas com liderança feminina se concentra no Nordeste, com estados como Ceará (52,6%), Alagoas e Paraíba (51,7%) e Bahia (51%) também figurando na lista.
Enquanto o Nordeste puxa a média nacional, estados como Rondônia (44,3%) e Santa Catarina (44,6%) apresentam os menores percentuais de domicílios liderados por mulheres.
Segundo a analista Luciene Longo, essa transformação reflete um movimento observado em todo o país, com um crescimento expressivo na presença feminina na chefia familiar.
“Os dados do Censo mostram que a maior parte dessas unidades da federação estão concentradas na Região Nordeste do país. Por outro lado, os menores percentuais são encontrados em Rondônia, com 44,3%, e em Santa Catarina, com 44,6%. Percebe-se, de forma geral, que as unidades da federação acompanharam o movimento do país com aumento da proporção de unidades domésticas com responsáveis do sexo feminino”, aponta a analista da divulgação, Luciene Longo.
Os dados completos do Censo 2022 estão disponíveis na plataforma Sidra e outras ferramentas digitais do IBGE.
Comentários