X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste e ocupa o 3º lugar no Brasil

Recife ficou em segundo lugar da região nordestina, com geração 3.166 novas vagas com carteira assinada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste e ocupa o 3º lugar no Brasil
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, Pernambuco gerou aproximadamente 43,5 mil novos empregos formais |  Foto: Marcone Meireles/Divulgação

Pernambuco gerou cerca de 18 mil empregos em agosto, com Recife contribuindo com 3.166 novos postos de trabalho com carteira assinada. No cenário nacional, o resultado coloca o estado em terceiro lugar, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse é o sétimo mês consecutivo de saldo positivo de empregos no estado em 2024, sendo o quarto seguido.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, Pernambuco gerou aproximadamente 43,5 mil novos empregos formais. Desde janeiro de 2023, o estado acumula um total de 94.937 novos postos de trabalho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“A geração de empregos formais em agosto confirma que Pernambuco está voltando a ser líder do Nordeste e referência para o País. O resultado acumulado é que em pouco mais de um ano e meio do nosso governo, já são mais de 94 mil empregos criados, resultado de muito trabalho para recolocarmos Pernambuco nos trilhos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Veja também

UFPE oferece 83 vagas para professor substituti, salários chegam a R$ 6,3 mil

Nordeste é a segunda região do país a gerar mais empregos

Setores em alta

Os cinco principais setores produtivos de Pernambuco registraram saldos positivos em agosto. O destaque foi para a Indústria (6.498 vagas), seguida pelos setores de Serviços (5.815) e Agropecuária (2.869).

Entre as vagas abertas em agosto, o Recife apresentou, pelo oitavo mês seguido, um saldo positivo na criação de empregos formais, mantendo-se como um dos principais polos de geração de empregos em Pernambuco.

A participação do Recife

A capital registrou 3.166 novas vagas com carteira assinada, o que a coloca como a segunda cidade com maior saldo de empregos no Nordeste.

Desde o início da gestão do prefeito João Campos, em janeiro de 2021, o Recife gerou 94.543 empregos formais, elevando o total de vagas formais na cidade para 557.009. Os dados foram divulgados pelo Novo Caged nesta sexta-feira (27).

“Mais um mês que o Caged nos mostra o Recife com saldo positivo de empregos formais, cravando que o setor privado sente a segurança de investir na cidade. É o que a gente busca sempre. A Prefeitura, com diversas obras entregues e em andamento, é um motor do crescimento, mas o trabalho paralelo junto às empresas tem o objetivo de criar o ambiente favorável e de previsibilidade para que as empresas apostem em ampliações no Recife, em novos aportes e contratando pessoas da nossa cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: