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Economia

Pernambucanos devem gastar, em média, R$ 172 com presentes de Natal

Os dados são da pesquisa da Fecomércio PE e representam um aumento de 4,24% em relação ao ano passado


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Imagem ilustrativa da imagem Pernambucanos devem gastar, em média, R$ 172 com presentes de Natal
Os shopping centers despontam como o principal destino de compras para as festas de Natal e Réveillon em Pernambuco |  Foto: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

Natal e Réveillon, as datas mais importantes para o varejo no Brasil, despertam otimismo entre os empresários do comércio e serviços em Pernambuco, impulsionado pelo aumento da demanda em diversos segmentos.

Em parceria com o Sebrae, a Fecomércio-PE realizou uma pesquisa de opinião para avaliar as expectativas e intenções no Estado.

O valor médio dos presentes foi estimado em R$172, representando um aumento de 4,24% em relação ao ano passado, enquanto as compras pessoais devem alcançar uma média de R$359.

O levantamento aponta que 75,7% dos consumidores pernambucanos pretendem comemorar as festas de fim de ano. Desses, 60% celebrarão em casa, 34% realizarão compras pessoais, 27% planejam presentear familiares e amigos, 24% pretendem viajar e 17% participarão de shows ou eventos.

Entre os itens mais procurados para presentear estão roupas e acessórios (46,8%), brinquedos ou jogos não eletrônicos (31,2%) e perfumes ou cosméticos (21,7%), com uma preferência por produtos de menor valor agregado, para caber no bolso do consumidor.

Shopping centers lideram preferência dos consumidores para compras de fim de ano

Os shopping centers despontam como o principal destino de compras para as festas de Natal e Réveillon em Pernambuco, escolhidos por 53,2% dos consumidores, de acordo com levantamento da Fecomércio-PE.

O comércio tradicional aparece em segundo lugar, com 50,6%, seguido pelo comércio eletrônico (23,2%) e ambulantes (7,6%). A soma dos percentuais ultrapassa 100% porque os participantes puderam selecionar mais de uma opção.

Na forma de pagamento, o parcelamento predomina, com 42,6% dos entrevistados preferindo dividir as compras. Pagamentos à vista foram mencionados por 29,7%, enquanto 27,8% combinarão ambas as modalidades.

Para o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, o período é essencial para impulsionar o varejo.

O Natal e o Réveillon trazem um impacto importante para o varejo, as festas geram aumento nas vendas, mais empregos e oportunidades para empreendedores. As estratégias adotadas pelos empresários, como promoções e horários estendidos, devem garantir bons resultados para o setor Bernardo Peixoto, Presidente da Fecomércio-PE

O economista da entidade, Rafael Lima, reforça o papel decisivo dos consumidores na movimentação da economia local.

“O otimismo dos empresários é reflexo da alta demanda; os consumidores estão propensos a gastar com presentes e comemorações. A preferência por itens de menor valor agregado, o uso de parcelamento e o fortalecimento do comércio local mostram como o comportamento de consumo está se adaptando às condições econômicas”, explicou.

Sobre a pesquisa

A Fecomércio-PE realizou um levantamento para identificar as intenções dos consumidores pernambucanos em relação à participação nas celebrações e às compras de fim de ano em 2024.

O estudo busca oferecer informações relevantes às empresas do varejo no estado, auxiliando na compreensão do perfil de consumo e das projeções para esses eventos.

Denominada “Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2024”, a pesquisa foi conduzida entre os dias 23 e 31 de outubro. A amostra incluiu 1.000 consumidores, selecionados com base em critérios como gênero (homens e mulheres), idade mínima de 18 anos e renda familiar a partir de um salário-mínimo.

Também foram entrevistados 500 estabelecimentos do varejo e do setor de alimentação, localizados em pontos estratégicos da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

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