Municípios de Pernambuco protestam por queda de receitas
Campanha lançada pela Associação Municipalista de Pernambuco busca chamar a atenção para a queda nos repasses do FPM (Federal) e ICMS (Estadual)
Escute essa reportagem
As prefeituras pernambucanas amanheceram, nesta segunda-feira (21), com faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassado pela União; e na cota-parte do ICMS, repassado pelo Estado. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente”, são algumas das frases que estampam a campanha realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos administrações municipais de Pernambuco para auxiliar no custeio do piso da enfermagem. Ainda neste mês de agosto, a Associação vai promover uma campanha de rádio e TV para chamar a atenção da população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, por causa da diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no FPM, neste mês de agosto, os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.
Comentários