X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Movimentação de cargas no Porto de Suape cresce 5% no 1º semestre

Porto pernambucano é sexto terminal público brasileiro em movimentação de cargas


Imagem ilustrativa da imagem Movimentação de cargas no Porto de Suape cresce 5% no 1º semestre
|  Foto: Divulgação / Jana

O Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 5% nas operações em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 12,1 milhões de toneladas entre embarques e desembarques. O porto pernambucano é sexto terminal público brasileiro em movimentação de cargas.

Entre janeiro e junho deste ano, Suape registrou 768 atracações de navios, número 7% superior às 718 operações do ano anterior. Em termos financeiros, o faturamento bruto do porto foi de mais de R$ 148 milhões. 

De acordo com o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, o crescimento do porto está atrelado à sua localização estratégica, infraestrutura e ao uso de novas tecnologias, proporcionando mais celeridade no embarque e desembarque de mercadorias. Guiot destaca que o terminal está próximos dos grandes centros da Europa e dos Estados Unidos, e isso tem sido um grande fator de atração de novos negócios. 

De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4,4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). As rotas de longo curso de granéis líquidos ligam o atracadouro pernambucano a países diversos, a exemplo de Singapura, Estados Unidos, Gana, Holanda, Turquia, Argentina, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, entre outros.

Outro destaque do porto é o hub de veículos, o maior do Norte/Nordeste, que opera com exportação, importação e operação de transbordo. No semestre, o terminal de veículos registrou aumento de 59% nas operações, com embarque/desembarque de 42.123 unidades de marcas e fabricantes diversos.

Suape é a porta de saída para os carros da Stellantis, produzidos na fábrica da Jeep, em Goiana, e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, recebe unidades da Toyota e General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano a partir de Pernambuco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: