MEIs têm até 1º de agosto para se cadastrar no DET e evitar problemas
Quem não cumprir o prazo para inscrição no DET pode ser autuado e multado pela fiscalização do trabalho
Escute essa reportagem
Os microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país precisam correr contra o tempo para se adequar a uma nova exigência: o cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). O prazo final para a inscrição é 1º de agosto e quem não cumprir a determinação pode ser sujeito a multas e outras penalidades.
O DET é uma plataforma digital criada pelo Governo Federal para facilitar a comunicação entre a fiscalização do trabalho e os empregadores. Através dele, serão enviadas notificações, informações e outros documentos importantes para a gestão do negócio.
Por que se cadastrar?
A adesão ao DET é obrigatória para todos os empregadores, incluindo os MEIs. Ao se cadastrar, o empreendedor garante que estará sempre atualizado sobre as obrigações trabalhistas e evita problemas com a fiscalização. Além disso, o sistema oferece mais praticidade e agilidade no atendimento às demandas dos pequenos negócios.
O que acontece se eu não me cadastrar?
Quem não cumprir o prazo para inscrição no DET pode ser autuado e multado pela fiscalização do trabalho. Além disso, o empreendedor pode ter dificuldades para regularizar sua situação em caso de fiscalizações ou outras demandas.
Como se cadastrar?
O cadastro no DET é simples e pode ser realizado através do site da plataforma. É necessário informar dados como CNPJ, CPF e código de acesso.
Para regularizar a sua situação, basta acessar o site det.sit.trabalho.gov.br, fazer o login utilizando uma conta gov.br (nível prata ou ouro) e atualizar as informações cadastrais.
Comentários