X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Lula: emoção e críticas aos adversários na Retomada da Refinaria Abreu e Lima

Presidente foi recebido pelos trabalhadores ao som do coro Lula, Lula


Imagem ilustrativa da imagem Lula: emoção e críticas aos adversários na Retomada da Refinaria Abreu e Lima
Lula e Raquel Lyra assinaram ordem de serviço para retomar as obras |  Foto: Reprodução das redes sociais

Sob o coro de Lula Lula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recepcionado nesta quinta-feira (18) pelos trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, na sua primeira agenda em Pernambuco em 2023. A visita garante a retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima, situada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

A previsão, com a retomada das obras é a geração de 30 mil empregos.

“Descubra cada funcionário mandado embora daqui e traga ele de volta. Nosso lema é ninguém solta a mão de ninguém”, disse Lula para Jean Paul, presidente da Petrobras. Pouco antes da fala de Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) contou a história de um rapaz que trabalhava na refinaria e agora vende picolé por conta das demissões em massa do passado.

O presidente disse que não se investiu recursos do governo federal na gestão federal anterior. No discurso improvisado, Lula misturou temas como a retomada do desenvolvimento, a criação de empregos, com críticas ao adversário Jair Bolsonaro (PL) e aos juízes e procuradores que estiveram à frente da Lava-Jato, a quem acusa de destruir empregos no Brasil.

Lula contou como surgiu a ideia da refinaria, após uma conversa com o então governador Jarbas Vasconcelos (MDB), antes da vitória de Eduardo Campos, já falecido. Ele falou que, após o diálogo com Jarbas, o projeto foi pensado em parceria com a estatal venezuelana PDVSA.

Mas lembrou que Hugo Chaves terminou sem botar um centavo na refinaria, sendo necessário para o país colocar em funcionamento.

Lula relembrou os tempos em que estava preso, visivelmente emocionado. Falou sobre o que ele considera trama de juízes e promotores não só para destruí-lo, como destruir a Petrobrás, com avalo dos Estados Unidos.

O presidente declarou: “todos os que mentiram vão para o inferno”, numa alusão à expressão tão citada pelos evangélicos.

Para o presidente, alguns religiosos usam de má fé. “Pastores sabem que estão mentindo, sabem que Deus está vendo, entretanto fazem parte de um jogo sórdido”, destacou, referindo-se aos falsos religiosos. Para o presidente, o alvo da Lava-Jato não era só a Petrobrás.

O que não se pode punir é a soberania de um país como Brasil e a soberania de sua empresa mais importante como a Petrobrás. A história leva anos, décadas para a gente saber da verdade, mas vou dizer uma coisa: tudo que aconteceu neste país foi mancomunação entre juízes, procuradores subordinados ao departamento de justiça dos estados que não queriam que a gente tivesse a Petrobrás Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

O presidente acusou Bolsonaro de ser psicopata. “Alguém que vive da mentira, da maldade, de ofender os outros. Para ele, todo mundo aqui é ladrão e comunista, todo mundo defende aborto como se ele e seus filhos fossem exemoplo de família neste país”, disparou.

Sobre os investimentos - A ampliação da refinaria também renderá um aumento de 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional. Inserido no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o investimento tem a previsão de gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Ao longo dos próximos cinco anos, a Petrobras planeja investir US$ 17 bilhões em projetos de refino, transporte e comercialização no Brasil, visando ampliar a capacidade de produção de diesel e aumentar gradualmente a oferta de produtos para o mercado de baixo carbono.

Este ano, está programado o início das obras para a ampliação da produção do Trem 1 (Revamp), com conclusão esperada no primeiro trimestre de 2025. O projeto proporcionará aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal.

A construção do Trem 2 da refinaria, em fase de contratação, tem data de finalização para 2028, com capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão programadas para iniciar no segundo semestre deste ano.

Além disso, o projeto inclui a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras estão em andamento, e a unidade está prevista para operar em 2024.

O evento contou com a participação dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), André de Paula (Pesca e Aquicultura), além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e representantes da Casa Civil, do Ministério de Minas e Energia (MME) e outras autoridades.

A agenda do presidente Lula continua amanhã (19) em Pernambuco, com participação na cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE) às 9h, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Em seguida, às 10h30, o presidente acompanhará a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, também no mesmo local.

A governadora postou no instagram que o momento da retomada das obras era histórico.

Comando Militar do Nordeste

A agenda do presidente Lula continua amanhã (19) em Pernambuco, com participação na cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE) às 9h, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Em seguida, às 10h30, o presidente acompanhará a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, também no mesmo local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: