IPA realiza leilão de gado holandês na Estação Experimental de São Bento do Una
Pernambuco tem os maiores rebanhos do gado holandês do Norte e Nordeste
Escute essa reportagem

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza, até às 14h deste sábado, o leilão anual de gado holandês na Estação Experimental em São Bento do Una, neste sábado (16).
A oferta incluirá 18 tourinhos, bem como mil doses de sêmen bovino disponíveis para compra. O rebanho do IPA destaca-se por pertencer a uma linhagem completamente adaptada às condições do semiárido.
Este evento proporcionará aos pecuaristas da região a oportunidade de adquirir animais de elevada qualidade genética, resultado de um trabalho contínuo realizado pelo IPA desde 1960.
Nesse ano, o rebanho começou a ser tratado na Estação Experimental de São Bento do Una (EESBU), marcando o início de um compromisso duradouro com o aprimoramento genético.
Atualmente, o estado de Pernambuco tem os maiores rebanhos do gado holandês do Norte e Nordeste, com uma produtividade média de 32,46 quilos de vaca ao dia, de acordo com informações de Sebastião Guido, pesquisador em reprodução animal do IPA.
No estado, o gado Holandês vem sendo criado desde 1930. A formação do rebanho holandês foi iniciada ainda na década de 30, tendo como base animais da fazenda de criação do então Departamento Nacional de Produção Animal – DNPA, sendo estes animais originários de rebanhos do Sul do país.
A partir dos anos 60, com a incorporação deste rebanho ao IPA na Estação Experimental de São Bento do Una, foi também iniciada a utilização de material genético através de sêmen criopreservado importado dos Estados Unidos e do Canadá, iniciando-se à multiplicação do rebanho base com a introdução de genótipos de animais submetidos a avaliação genética, principalmente, para a característica de ganho de produção.
Comentários