X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Imposto de Renda 2025: como evitar erros e garantir uma restituição correta

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UniFBV está oferecendo atendimento gratuito para pessoas físicas que desejam fazer sua declaração do IR


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Imposto de Renda 2025: como evitar erros e garantir uma restituição correta
“A organização é a chave para uma declaração precisa" |  Foto: Divulgação

A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 se aproxima, e a Receita Federal espera receber um número recorde de declarações. Para evitar erros e garantir a restituição correta, é fundamental estar atento aos principais cuidados e novidades deste ano.

“A organização é a chave para uma declaração precisa. Reúna todos os documentos que comprovem suas fontes de renda”, explica Pedro Assis, professor de contabilidade do Centro Universitário UniFBV Wyden.

O professor destaca a importância de atenção aos seguintes documentos: Informes de rendimentos (emitidos por empregadores, bancos e corretoras); comprovantes de gastos (notas fiscais e recibos de despesas médicas, odontológicas e educacionais) e documentos de bens e direitos (informações sobre imóveis, veículos, investimentos e outros bens).

Para evitar cair na malha fina, Pedro Assis ressalta que é essencial: Informar todos os seus bens e direitos de forma detalhada e precisa; guardar todos os comprovantes e verificar as regras de dedução e declarar todos os rendimentos, incluindo aqueles isentos de imposto.

“Por fim, vale a dica de sempre: antecipe a coleta de documentos, não deixe para a última hora. Utilize o programa gerador da Receita Federal (disponível para download no site oficial) e revise a declaração antes de enviá-la”, conclui Pedro Assis.

TIRA-DÚVIDAS

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UniFBV está oferecendo atendimento gratuito para pessoas físicas que desejam fazer sua declaração do Imposto de Renda ou obter orientações sobre a malha fiscal e a regularização de pendências fiscais.

O atendimento também estará disponível para Microempreendedores Individuais (MEIs) que necessitam de suporte na regularização e declaração de suas obrigações fiscais.

SERVIÇO:

Centro Universitário UniFBV Wyden

R. Jean Emile Favre, 422 – Imbiribeira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: