Governo do Estado lança programa com cerca de 25 mil vagas de qualificação
O acesso é gratuito e as aulas serão ofertadas em parceria com o Senai, Senac e Sebrae
Escute essa reportagem
Em um evento realizado nesta segunda-feira (20) no auditório do Cais do Sertão, no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu o pontapé inicial para o programa Qualifica PE.
A iniciativa, com investimento inicial de R$ 5 milhões, visa ampliar as oportunidades de qualificação profissional e empreendedora para a população pernambucana.
O programa Qualifica PE se divide em duas modalidades: Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor. A primeira oferta 15 mil vagas de formação profissional em diversas áreas, como logística, beleza, construção civil, entre outras.
Já a segunda modalidade oferece 9 mil vagas de qualificação empreendedora, com foco em gestão de negócios, marketing, finanças e outras áreas essenciais para o sucesso de novos empreendimentos.
Os cursos serão oferecidos por entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae), reconhecidas por sua expertise na área de educação profissional. As aulas serão presenciais e acontecerão em diversos municípios do estado.
Inscrições abertas
As inscrições para o Qualifica PE já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no site da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe): www.sedepe.pe.gov.br.
As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho. Somente nos primeiros três meses deste ano, Pernambuco gerou 5.709 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Durante a cerimônia de lançamento, a gestora assinou a ordem de serviço dando início ao programa e destacou a geração de mais oportunidades aos pernambucanos.
“Lançamos hoje o Qualifica PE para garantir a qualificação profissional no Estado inteiro. O importante é que a oferta nos municípios irá seguir a vocação econômica de cada região de desenvolvimento, garantindo que estes cursos ocorram de maneira descentralizada. Agradeço a parceria com o Sistema S, através do Senac, Sebrae e Senai. É um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado nesta primeira fase para que possamos fazer Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás, dando a oportunidade de emprego e renda para nossa gente", ressaltou Raquel Lyra.
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, afirmou que mais de 120 municípios serão atendidos até o fim de 2025.
“Este é um amplo processo de qualificação profissional e empreendedora. A expectativa é contemplar mais de 15 mil vagas somente neste primeiro trimestre, com mais de 500 turmas em 53 municípios. O objetivo é qualificar as pessoas para que possam estar inseridas de forma mais rápida no mercado de trabalho. Por outro lado, qualificamos os empreendedores, para que possam empreender de maneira sustentável e longínqua”, explicou.
A proposta é alcançar cerca de 25 mil beneficiários, nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado.
"Vejo todas as ações do Governo Estadual chegando, verdadeiramente, ao Interior de Pernambuco e demais regiões. E o Qualifica PE não será diferente, oferecendo mais oportunidades para nossa população e desenvolvendo as diferentes cadeias produtivas", pontuou a deputada estadual, Débora Almeida (PSDB).
As ações de qualificação profissional e empreendedora previstas no programa contemplam conteúdos voltados para os segmentos de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas.
"O Qualifica PE se une com entidades que já têm credibilidade no mercado de trabalho, oferecendo, sobretudo aos jovens, a oportunidade de iniciar uma carreira. Estamos juntos para unir forças, comprometidos em oferecer formação técnica de qualidade", afirmou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia Anjos.
As formações serão ministradas por entidades integrantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
"O Sebrae e o Governo do Estado têm em comum o objetivo de tirar da informalidade grande parte da população de Pernambuco, gerando mais desenvolvimento e oportunidades para todos", disse o presidente do Sebrae, Murilo Guerra.
Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a experiência da entidade irá contribuir com a iniciativa.
"É muito gratificante participar de um programa como esse. Temos quase 80 anos de experiência em qualificação com um modelo já conhecido, oferecendo maior unicidade nas formações. Parabenizo a governadora por essa importante parceria", disse.
"O Senai terá atuação no programa em 43 municípios pernambucanos. O Qualifica PE é uma importante ação para descentralizar as oportunidades de emprego", acrescentou a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.
Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio.
Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.
Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD - geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário.
Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025.
Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos.
Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado.
As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.
Comentários