X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Estudo inédito revela potencial econômico de Paulista e mais quatro cidades da RMR

Durante Fórum de Debates no Senac Paulista, Fecomércio PE apresentará diagnóstico estratégico para impulsionar o desenvolvimento regional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudo inédito revela potencial econômico de Paulista e mais quatro cidades da RMR
Forte de Orange, no município de Itamacará, que se afirma como um destino turístico crescente, com forte potencial para o ecoturismo e desenvolvimento sustentável |  Foto: Divulgação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, lançará, no próximo dia 01 (terça-feira), o estudo “Perspectivas e Oportunidades Econômicas de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá”.

O diagnóstico será apresentado no Fórum de Debates de 2025, realizado no Senac Paulista, com a presença da economista Tania Bacelar e do economista Valdeci Monteiro. Elaborado pela Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN), a análise aborda aspectos econômicos, demográficos, sociais e de infraestrutura dos municípios e seus entornos, propondo estratégias para fomentar o crescimento sustentável e atrair investimentos.

O evento conta com a parceria do Sebrae Pernambuco e o apoio do Sesc PE e do Sindicom PE Paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link (https://eventos.fecomercio-pe.com.br/2025/forum-de-debates/paulista).

LOCALIZAÇÃO BENEFICIA PAULISTA

A análise destaca o potencial da cidade de Paulista como polo estratégico na Região Metropolitana do Recife (RMR), beneficiando-se de sua localização geográfica entre as capitais Recife e João Pessoa.

A pesquisa aponta a expansão do setor logístico, o fortalecimento do comércio e serviços, além do potencial turístico, especialmente na orla marítima, como fatores essenciais para o desenvolvimento econômico.

“O levantamento oferece dados precisos e recomendações práticas para gestores públicos e empresários, visando alavancar o crescimento sustentável da região”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

“Com uma análise detalhada das oportunidades em setores como indústria, comércio e turismo, o diagnóstico busca atrair investimentos e gerar emprego e renda para a população local”, complementa Peixoto.

O estudo também examina a infraestrutura local, a oferta de serviços de Saúde e Educação, e as condições de mobilidade urbana.

ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR INFORMALIDADE EM SETORES TRADICIONAIS

Imagem ilustrativa da imagem Estudo inédito revela potencial econômico de Paulista e mais quatro cidades da RMR
Igarassu destaca-se pela combinação de patrimônio histórico e industrialização |  Foto: Divulgação

Com foco na integração entre o setor público e privado, a análise propõe ações estratégicas para superar desafios como a informalidade em setores tradicionais, como o têxtil, e incentivar a instalação de novos polos industriais especializados em alimentos, bebidas e produtos químicos.

A partir dessas análises, o estudo sugere diretrizes para transformar Paulista em um centro urbano autônomo dentro da RMR.

Além de Paulista, o estudo abrange outras cidades da Região Metropolitana do Recife, como Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, e Ilha de Itamaracá, que desempenham papéis estratégicos no cenário regional.

Igarassu, por exemplo, destaca-se pela combinação de patrimônio histórico e industrialização, com um dos principais distritos industriais da RMR e um crescente setor de tecnologia. Já Itapissuma se consolida como um polo relevante para a indústria pesqueira, com destaque para a produção de frutos do mar e turismo gastronômico.

Abreu e Lima, por sua vez, se firma como centro logístico e comercial, beneficiado pela proximidade com a BR-101 e investimentos em infraestrutura.

POTENCIAL PARA O ECOTURISMO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Ilha de Itamaracá, com suas belezas naturais e tradição pesqueira, se afirma como um destino turístico crescente, com forte potencial para o ecoturismo e desenvolvimento sustentável. A integração e o crescimento dessas áreas ampliam as oportunidades econômicas e fortalecem a economia da RMR.

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, também destaca a importância da integração dessas cidades no desenvolvimento regional, enfatizando que a colaboração entre os diferentes municípios da RMR é fundamental para alcançar um crescimento equilibrado e sustentável.

“Durante o Fórum de Debates, discutiremos como transformar essas análises em políticas públicas eficazes e estratégias competitivas para Paulista, bem como para os municípios do entorno, se consolidarem como polos econômicos autônomos na RMR”, acrescenta.

Serviço:

Fórum de Debates: Perspectivas e Oportunidades Econômicas de Perspectivas e oportunidades econômicas dos municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá 2025

Data: 01 de abril de 2025

Horário: 18h

Local: Senac Paulista- Av. Prefeito Severino Cunha Primo, 30 - Jd. Paulista - Paulista/PE

Inscrições: https://eventos.fecomercio-pe.com.br/2025/forum-de-debates/paulista

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: