X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Dificuldade para engolir medicamentos? Já existem alternativas saborosas no mercado

Preparações feitas por farmárcia de manipulação podem beneficiar especialmente crianças e idosos


Imagem ilustrativa da imagem Dificuldade para engolir medicamentos? Já existem alternativas saborosas no mercado
Sopas, balas, pirulitos, chocolates e bebidas efervescentes são alguns exemplos de formatos que podem tornar o tratamento mais agradável |  Foto: Divulgação

Para ajudar pessoas com dificuldades de engolir comprimidos, as farmácias de manipulação estão criando opções inovadoras e saborosas. Os novos medicamentos simulam a aparência, a textura e o sabor de alimentos para estimular idosos e crianças, especialmente.

As farmácias de manipulação estão inovando na forma de administração de medicamentos para pacientes que têm dificuldades para engolir comprimidos.

Sopas, balas, pirulitos, chocolates e bebidas efervescentes são alguns exemplos de formatos que podem tornar o tratamento mais agradável e facilitar a adesão do paciente.

As alternativas saborosas de medicamentos são especialmente indicadas para:

Idosos: Com o avanço da idade, a dificuldade para engolir comprimidos é mais comum.

Crianças: Algumas crianças podem ter receio ou dificuldade em tomar medicamentos tradicionais.

Pessoas com doenças: Doenças como disfagia, AVC e Parkinson podem dificultar a deglutição de comprimidos.

Criatividade como aliada da cura

José Patrocínio de Andrade Filho, farmacêutico e presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), regional Alagoas, Pernambuco e Paraíba, explica que a criatividade na apresentação de medicamentos e suplementos tem sido uma aliada para que o produto prescrito seja realmente consumido pelo paciente.

“Como esses produtos proporcionam uma experiência de uso diferente, dificilmente o paciente confunde os horários e as substâncias. Além disso, conseguimos assim reduzir o paladar desagradável para as pessoas mais sensíveis – o que vai ao encontro da exigência do consumidor moderno pela personalização do atendimento e dos medicamentos, reafirmando que cada ser é único”, explica.

Tendência crescente

O crescente número de idosos faz com que essa tendência siga. O representante da Anfarmag enfatiza que o farmacêutico pode contribuir com as opções disponíveis, porém é o prescritor quem deve analisar o perfil do paciente e identificar a necessidade.

“No caso de crianças, por exemplo, é necessário evitar que ela enxergue o medicamente como um doce, para evitar riscos de toxicidade. Já no caso de alguns idosos, eles podem se beneficiar dessa alternativa”, destaca.

José Patrocínio de Andrade Filho, cita, como exemplo, a opção de ingerir suplementos para artrose em forma de pó solúvel em água. “O paciente deixa de tomar diariamente várias cápsulas de tamanho grande, de difícil ingestão, substituindo-a por apenas um sachê diário, que pode ser consumido em variados sabores”, diz.

O mal de Parkinson é outra doença que pode ser tratada com o uso de medicação misturada ao pó solúvel.

SABOR - Outro benefício é o sabor. Para torná-lo mais agradável e a forma de ingestão mais fácil, as farmácias de manipulação desenvolveram recursos para combinar os princípios ativos com excipientes (termos utilizados para denominar os ingredientes) saborosos ou texturizados, como adoçantes, saborizantes, aromatizantes, corantes e geleificantes, e dar ao produto formatos e cores diversos.

“Assim como todo medicamento manipulado, a manipulação é feita de acordo com a necessidade do paciente informada na prescrição e as características físicas de cada um”, explica José Patrocínio.

O presidente ressalta que não é sempre que os medicamentos são indicados nesse tipo de consumo. O farmacêutico deve avaliar se há viabilidade técnica caso a caso.

Benefícios das alternativas saborosas:

Maior adesão ao tratamento: A facilidade de tomar o medicamento aumenta a chance do paciente seguir o tratamento corretamente.

Melhor qualidade de vida: A experiência de tomar o medicamento se torna mais agradável e menos traumática.

Segurança: As farmácias de manipulação são regulamentadas e garantem a qualidade dos medicamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: