Aeroporto de Fernando de Noronha começa a ser revitalizado
Obras incluem pavimentação da pista e ampliação do terminal de passageiros
Escute essa reportagem
As obras do Aeroporto Governador Carlos Wilson, do Arquipélago de Fernando de Noronha, começaram nesta terça-feira (24). Com investimento de R$ 60 milhões, serão realizados os serviços de reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento. A intervenção é realizada pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
"A melhoria do aeroporto de Fernando de Noronha representa um avanço para o turismo de Pernambuco, que tem na ilha um dos seus principais cartões postais. É fortalecendo as conexões do nosso Estado com o mundo que iremos atrair mais visitantes e fortalecer nossa economia. Em agosto já anunciamos a conclusão do projeto do novo terminal de passageiros para modernizar e garantir ainda mais conforto a todos que chegam ao Arquipélago", destacou a governadora Raquel Lyra.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que para a obra começar foi necessário realizar a logística para envio de equipamentos e insumos. "A complexidade das operações foi superada por meio de um trabalho intenso de toda equipe técnica envolvida. Até mesmo uma embarcação teve que ser adaptada para levar a usina de asfalto com mais de 30 toneladas para o arquipélago. Supera essa fase, agora entramos na etapa mais importante da obra", pontuou.
LOGÍSTICA
De acordo com o governo do Estado, do valor total de R$ 60 milhões da obra, pelo menos 70% foram destinados ao transporte feito ao longo dos meses por meio de embarcações. Com a usina de asfalto funcionando, a promessa é de que as obras ganhem novo ritmo, com prazo de execução de dois meses. Os serviços serão realizados das 18h às 9h para não causar transtornos às operações aeroviárias.
Com a reformulação do terminal de passageiros, o espaço irá passar dos atuais 1.050 mil metros quadrados para 3 mil metros quadrados. As obras ainda incluem a reforma do prédio do Corpo de Bombeiros e aquisição de um novo caminhão de combate a incêndios. Com todas as melhorias, o aeroporto de Noronha deve voltar a receber aviões a jato, de maior porte. Atualmente, apenas aeronaves de passageiros de turbo-hélice operam na Ilha que é referência no turismo local.
Comentários