24ª Fenearte abre inscrições para artesãs e artesãos
Feira vai acontecer de 3 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco
Escute essa reportagem
As inscrições para participação na 24ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, já estão disponíveis no site https://www.fenearte.pe.gov.br/ .O processo de inscrição iniciou às 13h desta terça-feira (14) e permanecerá aberto até o dia 13 de dezembro. A edição de 2024 está agendada para ocorrer de 3 a 14 de julho do próximo ano, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Os interessados podem se inscrever em diversas categorias, tais como Individual Pernambuco, voltada para artesãos do estado; Prefeituras, destinada aos municípios pernambucanos; Estados Pessoa Física; Estados Pessoa Jurídica; Internacional; Sebrae; Associações/Cooperativas; Redes Solidárias; Alimentação Pessoa Física; e Alimentação Pessoa Jurídica.
“A feira representa geração de renda, preservação da cultura e nossas tradições, diversificação econômica, movimentação turística e fomento ao empreendedorismo. Nossa jornada começa agora!", comenta André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe.
“Com as inscrições, nós damos o pontapé para a 24ª edição, que, sem dúvida, será tão potente e vibrante quanto a última. A Fenearte que passou nos deixou uma boa sensação de missão cumprida, mas sobretudo a certeza de que temos muita coisa legal ainda por fazer", fala Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte é realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), através da sua Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco.
Recorde de público
A mais recente edição da Fenearte, realizada entre os dias 5 e 16 de julho deste ano, não apenas consolidou a posição da feira como um evento decisivo para o artesanato e a cultura popular, mas também estabeleceu novos recordes.
Aproximadamente 315 mil pessoas percorreram o Centro de Convenções de Pernambuco, um número sem precedentes. Além disso, o impacto econômico atingiu a marca recorde de R$ 52 milhões, com a geração de 2,5 mil postos de trabalho ao longo dos 12 dias do evento.
Segundo dados levantados pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco/Empetur, a aprovação da 23ª edição foi notável entre os artesãos, alcançando a marca de 97%. Entre os frequentadores, o índice de aprovação ficou em impressionantes 95%.
A diversidade do artesanato também foi destacada, com 97,5% dos visitantes classificando-a como ótima ou boa.
Comentários