Você pode ter desconto de até 50% no IPTU do Recife e nem sabe
Quem ao longo deste ano pediu nota fiscal de serviços e incluiu o CPF já pode ter esse direito
Desconto sempre é bom. E se for em um tributo obrigatório, logo no começo do ano novo, melhor ainda. Quem tem imóvel registrado no Recife pode usufruir de uma redução no IPTU de até 50%. Para isso, bastou ao longo desse ano, ter pedido a nota fiscal eletrônica de serviços e ter incluído nela o número do CPF. A cada nota fiscal é gerado um crédito, em descontos, a ser aplicado no IPTU do Recife no próximo ano. Mas, importante: são notas fscais de serviço, e não de produtos (aquela nota fiscal de compra de supermercado não serve).
Durante todo esse mês de novembro, o contribuinte do Recife vai poder indicar o imóvel onde será aplicado o desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano que vem.
Segundo a prefeitura do Recife, a redução no boleto do IPTU 2026 pode chegar a até 50% e, caso o cidadão disponha de créditos acima desse limite, ele pode escolher outros imóveis nas mesmas condições para usufruir do benefício.
Parece bom demais. E é. A indicação do imóvel pode ser feita pelo aplicativo Conecta Recife ou por meio do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br). Mais de 40 mil imóveis foram indicados no ano passado.
Eu participo dessa iniciativa já tem alguns anos. É fácil e rápido, com a ajuda da tecnologia, Pelo Conecta Recife, o caminho é clicar no ícone “Imóveis”, seguir em “IPTU e Taxa de Limpeza”, depois em “Consultar e Indicar Imóvel para Desconto de IPTU proveniente de notas de serviços que foram tomados - NFS-e”, até chegar a tecla “Abater crédito no IPTU”. Caso tenha algum imóvel vinculado ao seu CPF, ele já aparece para a escolha. Se quiser escolher outro, o passo seguinte é digitar o Sequencial do imóvel. Sim, você pode indicar o imóvel do pai, avô ou de quem você quiser, claro, se ele estiver localizado no Recife.
Já para realizar o processo pelo Portal Recife em Dia, basta clicar no ícone “Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)”, na área de Acesso Rápido do site. O próximo passo é clicar em “Acesso à NFSe” para acessar o ambiente da Nota Fiscal. Caso não tenha cadastro, o contribuinte precisa fazê-lo no local indicado. Ao logar, é só clicar no item “indicação de imóveis”, quando será necessário digitar o Sequencial do imóvel para finalizar o processo.
Mas, tem alguma condição para aproveitar esse desconto? Tem. Para utilizar o saldo de créditos para abater o imposto, o contribuinte, bem como o imóvel indicado, devem estar em dia com os tributos municipais.
A Secretaria de Finanças do Recife está oferecendo condições especiais do programa “Fique em Dia”, que permite negociar dívidas junto à Prefeitura com descontos de até 90% nos juros e multas, além de parcelamentos que podem chegar a 96 vezes. Os benefícios valem para pendências tributárias constituídas até o fim de 2024, incluindo IPTU, ISS e outras taxas municipais. Os canais de negociação são o site fiqueemdia.recife.pe.gov.br, o aplicativo Conecta Recife, o WhatsApp da Secretaria de Finanças (3355-9025) e, presencialmente, no Centro de Atendimento ao Contribuinte, na sede da Prefeitura.
Além de 90% de desconto nos juros e nas multas para pagamento à vista, a Prefeitura também oferece opções de parcelamento com condições facilitadas: 70% de desconto para parcelamento em até 12 vezes; 50% de desconto para parcelamento em até 24 vezes; 30% em até 36 vezes e 10% em até 48 vezes. Para negociações de 49 a 96 parcelas, não há desconto. Outra possibilidade é que a Secretaria de Finanças do Recife também disponibiliza o pagamento com cartão de crédito, garantindo aos contribuintes as condições do pagamento à vista.
Mas, caso você não tenha pedido tantas notas fscais assim, e o saldo em crédito seja baixo, fica à escolha do contribuinte utilizar os créditos para abater no IPTU 2026 ou esperar e acumular um valor maior. O saldo tem validade de cinco anos. Além disso, caso nunca tenha utilizado esse instrumento, pode haver créditos no cadastro do contribuinte, a partir de notas emitidas também nos últimos cinco anos. Experimente, pra ver.
Quais são os imóveis que podem ser indicados: Casa, apartamento, loja/comercial, imóvel alugado, imóvel próprio, imóvel de terceiros. Várias pessoas podem indicar o mesmo imóvel.
O que não pode: Imóvel com dívidas, imóvel fora do Recife, abater mais de 50% do valor do IPTU.
Comentários