Vidas LGBT+ em foco: Parada da Diversidade marca a luta contra o ódio
Segundo Rivânia Rodrigues, uma das organizadoras da Parada, as pessoas LGBT+ precisam e devem exercer a cidadania de forma plena e consciente
Escute essa reportagem
As comemorações e atos de protestos começaram na 23ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que se realiza neste domingo (15), na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento é organizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco.
Desde o início da manhã, houve sete apresentações no palco, entre Djs, shows e performances de drag queens e shows musicais.
O tema escolhido para este ano foi: "Vidas LGBT+ Importam! Fundamentalismo, machismo e racismo: Dói, Machuca e Mata!".
Segundo Rivânia Rodrigues, uma das organizadoras da Parada, o tema escolhido do ano chama a atenção para que as pessoas LGBT+ possam exercer a cidadania de forma plena e consciente.
“Estamos destacando não apenas a luta pelos direitos LGBTQIA+, mas também a necessidade de enfrentar e combater o racismo e o machismo que permeiam nossa sociedade. É fundamental que todos, independentemente de sua identidade, se unam para desmantelar essas estruturas de opressão e construir um mundo mais justo e igualitário para todos."
A parada visa estimular discussões fundamentais sobre a igualdade e o respeito à diversidade, além de marcar mais um passo importante na trajetória da luta por direitos no estado.
Estiveram presentes no palco lideranças políticas como o deputado federal Carlos Veras (PT) e a deputada Rosa Amorim (PT), que é lésbica. Carlos Veras tem uma atuação marcante em defesa da população LGBTQIA+.
"Como relator do PL 7582, apresentei na Comissão de Direitos Humanos e Minorias um substitutivo que torna crime e tipifica a conduta, além de aumentar a pena para homicídios, lesão corporal e injúria contra pessoas LGBTQIA+. Reafirmo meu compromisso com o apoio permanente à organização do Fórum e à defesa da diversidade", disse ele.
Segundo o deputado, o presidente Lula criou a Secretaria LGBTQIA+ no primeiro escalão, "e esse exemplo precisa ser seguido em todos os estados e municípios".
Veja também
Parada da Diversidade altera linhas de ônibus em Boa Viagem
Representantes da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco também marcaram presença. Segundo a Secretaria de Defesa Social, 500 policiais estão fazendo a segurança do evento, além do monitoramento por câmeras e drones.
Os trios elétricos começaram o esquenta para desfilar pela avenida.
A Parada da Diversidade reúne milhares de pessoas unidas contra a LGBTfobia. Ela é considerada um marco na defesa dos direitos LGBTQIAPN+ em Pernambuco.
A 23ª edição se mostra como experiência marcante, combinando celebração, resistência e ativismo para dar mais visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+.
Confira como foi a programação pela manhã e veja as da tarde
8h – Abertura com DJ
9h – Performances de drag queens
10h – Show da banda Rabo da Gata
10h30 – Show da Banda Sensação
11h – Apresentação de Ohana Brasil, Anderson Ferrer e Gal Menezes
11h10 – Show de Luca de Melo
11h20 – Show da Banda Divas
11h40 – Falas institucionais e homenagens
12h – Show da cantora Tayara Andreza
13h – Início do desfile dos trios
Ordem e atrações dos Trios:
TRIO SINTEPE – DJ Makeda
TRIO Governo de Pernambuco – Banda Pinguim
TRIO DO BREGA – Banda Atrevida, Cheila do Pará, Nega do Babado, Rony Versales e Ki Loucura
TRIO COLETIVO DE LÉSBICAS – Jaína Elner, Lucas Melo e Nickan Andrade
TRIO TRANS – Gal Menezes, Ohana Brasil e Anderson Ferrer
TRIO DA BOATE METRÓPOLE – Silvetty Montila e os DJs Ale, Victor Hugo, Polly Pocketty e Ary Z
TRIO AMOR SEJA COMO UMA FLOR – Dany Myler, Emilio Vega e Rodolfo Soares
TRIO SER COLETIVO – Banda Império, Meck Gibizinho, Luca Hanter e Mary Rosa
TRIO GAYMADO – Marquinhos Balada
Comentários