Veja onde vacinar gratuitamente seu cão ou gato neste domingo no Recife
Prefeitura vai disponibilizar 16 pontos de vacinação das 8 às 16h
Escute essa reportagem

A vacina contra a raiva protegercães e gatos contra uma doença fatal e transmissível, tanto para animais como pessoas. A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (28), a campanha de vacinação animal, que prossegue neste sábado e domingo (30 e 1º/10) e também no final de semana seguinte (7 e 8/10), sempre das 8h às 16h, em pontos de imunização estrategicamente distribuídos pelos oito Distritos Sanitários da cidade.
Não há necessidade de agendamento, basta comparecer com os animais aos locais indicados. A mobilização prepara a população para o Dia D de vacinação contra a raiva, programado para 28 de outubro, quando 314 postos estarão abertos na cidade.
O QUE PRECISA LEVAR
Ao comparecer a um ponto para aplicação das doses, os tutores devem apresentar a carteira de vacinação de seus animais, com o registro e o lote do imunizante utilizado. Aqueles que não possuírem o documento receberão a documentação no momento da imunização. Importante: os pets já vacinados este ano não precisam receber outra dose.
Para aqueles que não puderem participar desta ação no final de semana, a Prefeitura do Recife mantém locais permanentes de vacinação. Por meio do Conecta Recife (app ou site), é possível fazer o agendamento para o Centro de Vigilância Ambiental do Recife (avenida Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos). O funcionamento de sala ocorre nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A população também pode levar os animais ao Hospital Veterinário do Recife (Av. Prof. Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro), nas terças-feiras (8h às 17h) e sábados (das 8h às 12h), sem necessidade de agendamento.
A DOENÇA RAIVA
A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central e é potencialmente fatal, tanto para animais quanto para seres humanos. Ela pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordidas, lambidas ou arranhões. Animais com raiva costumam apresentar sintomas como agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do esforço para quebrar o ciclo de transmissão da doença entre animais e seres humanos. Em caso de contato com a saliva infectada, seja por mordida ou arranhão de animais domésticos ou selvagens, é essencial buscar atendimento imediato.
Confira os locais de vacinação contra a raiva neste domingo (1):
Santo Amaro
Academia da Cidade Polo Parque 13 de Maio Rua Mamede Simões, S/N
Academia da Cidade Polo João de Barros Av. Gov. Ag. Magalhães, S/N (próximo à Reitoria da UPE)
Dois Unidos
USF Clube dos Delegados - Rua João Cavalcanti Petribu, S/N
Linha do Tiro
Upinha Linha do Tiro - Av. Uriel de Holanda, S/N
Casa Amarela
Alto Santa Izabel - Largo da Rua Guapó, S/N
Alto do Mandu
Igreja Batista - Rua Jaguarana, S/N
Madalena
Mercado da Madalena - R. Real da Torre, 521
Ilha do Retiro
USF Caranguejo - R. Tabaiares,
Areias
USF. Jardim Uchoa - Rua Jupiraci,
Praça das Crianças, Rua 04 de Outubro, S/N, Caçote
Brasília Teimosa
Academia da Cidade Brasília Teimosa - Av. Brasília Formosa, 47d
Boa Viagem
Parcão Santos Dumont - Rua Almirante Nelson Fernandes, S/N
Passarinho
USF Córrego da Bica - Rua Santa Tereza, 746,
PSF Santa Tereza - Rua Santa Tereza, S/N
Ibura
PSF Cidade Operária - Rua Emílio Monteiro Fonseca, 1688
Jordão Baixo
Praça do Sesquicentenário / Colégio Roberto Silveira - Av Governador Roberto Silveira
Comentários