Veja como será a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro este ano
Santuário reconstruído e imagem restaurada marcam 121ª edição que começa no dia 28 de novembro
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro chega à sua 121ª com novidades. O evento, que se consolidou como um dos maiores centros de peregrinação do Brasil, será realizado entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro e é organizado pelos Missionários Redentoristas.
A principal atração deste ano é o retorno do Santuário reconstruído e da imagem restaurada da Imaculada Conceição, que voltam a receber os fiéis no alto do Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana. Após a queda do teto em agosto de 2024, o Santuário, em estilo gótico, passou por uma ampla reforma. A imagem da Santa, trazida da França em 1904, também foi restaurada neste ano, em um trabalho de 45 dias.
Com o tema “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”, a festa se conecta ao Jubileu da Esperança, celebrado pela Igreja. A expectativa dos organizadores é reunir uma multidão estimada em 2,5 milhões de fiéis ao longo dos onze dias de programação religiosa e cultural. Apenas no dia 8 de dezembro, a organização espera receber meio milhão de pessoas.
Pré-Festa: Oração, Esporte e Mobilização
Os organozadores da festa preparam uma série de ações e eventos para estimular a devoção antes da abertura oficial, com eventos que unem fé e comunidade. No dia 8 de novembro, 785 jovens, adultos e idosos voluntários participarão da Missa de envio. Já a 4ª edição da Bike Romaria ocorre em 9 de novembro, com saída do Parque da Jaqueira, na Zomna Norte do Recife, às 7h em direção ao Morro. O dia 15 de novembro é dedicado aos Devotos Mirins (10h30) e à Missa dos Idosos (16h). E o fim de semana que antecede a abertura terá a Vivência Litúrgica e a Festa das Comunidades (dia 22), além da Missa e Louvor da Juventude Devota (dia 23).
Programação central e romarias
Abertura Oficial
A 121ª edição será aberta em 28 de novembro com a Procissão da Bandeira. A concentração será às 17h no Parque Urbano da Macaxeira, seguindo em direção ao Santuário. O ponto alto da abertura é o hasteamento da bandeira, seguido pela Solene Celebração às 19h30, presidida por Dom Josivaldo José Bezerra.
Novenário e missas diárias
Entre 29 de novembro e 5 de dezembro, serão celebradas cinco Missas diárias, além da Missa Solene às 16h. O Novenário da Festa ocorrerá às 19h30, com a participação de arcebispos, bispos e missionários redentoristas.
Momentos especiais
Em 5 de dezembro, Dom Marcony Vinícius Ferreira, arcebispo militar do Brasil, presidirá a Missa do Exército Brasileiro, e em 30 de novembro, acontece a 8ª Caminhada Mundial de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, saindo do Largo Dom Luiz. O dia 6 de dezembro será marcado pela Romaria da Diocese de Palmares e pela Romaria do Terço dos Homens.
Solenidade da Imaculada Conceição (8 de Dezembro)
O ápice da festa terá missas celebradas de hora em hora, alternando entre o palco externo e o Santuário, a partir da meia-noite. A Procissão de Encerramento sairá às 15h da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e seguirá até o Morro. A celebração final, às 19h, será presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza.
Palco Cultural: Fé e Artistas
A programação cultural e religiosa contará com shows após as celebrações:
Abertura (28/11): Show de Almir Rouche.
29/11: Missa presidida por Dom Fernando Saburido, seguida de Banda Sanfonada e Dudu do Acordeon.
1º/12: Missa com Dom João Justino e show de Cristina Amaral.
5/12: Shows de Rômulo Pereira e Eliana Ribeiro.
Encerramento Artístico (7/12): Missa com Pe. João Paulo Santos e show do Pe. João Carlos.
Estrutura e segurança
A Festa do Morro mobiliza uma operação integrada de órgãos públicos de segurança e infraestrutura, incluindo as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, CTTU e equipes de saúde do SAMU. O evento, nascido em 1904, reafirma sua importância religiosa e social, sendo um dos maiores testemunhos de fé do Brasil.
Comentários