Uso indevido do VEM idoso leva ao bloqueio de 100 cartões diariamente
Consórcio de Transporte Metropolitano aponta que principal infração é o uso por pessoas que não são idosas
Escute essa reportagem
O cartão VEM Idoso é um documento voltado exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e que foi criado para dar mais agilidade no momento do embarque nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Mas o uso indevido do benefício tem causado transtornos e até o bloqueio por parte do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) de cerca de 100 cartões VEM Idoso, isso diariamente.
Adilson Nunes, gerente de atendimento ao usuário do CTM, informa que o principal motivo do bloqueio é entregar o cartão a terceiros. A irregularidade é detectada pelas imagens capturadas nas câmeras instaladas nos ônibus. Para o desbloqueio, o dono do cartão deve procurar a sede do CTM, localizada na Av. Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 13, no Bairro do Recife Antigo.
PARA TER DIREITO
Para ter direito a possuir o VEM Idoso, que garante acesso gratuito aos ônibus, a pessoa deverá possuir idade igual ou superior a 65 anos, conforme Lei do Idoso, e deverá cadastrar-se no site https://cartaovem.com.br/ e, no momento, informar o seu CPF e e-mail válido para recebimento para link de acesso. As comprovações necessárias para a obtenção do cartão são documento com foto (RG ou CNH), CPF e foto 3×4 em fundo branco.
A CTM inorma que o cartão VEM Idoso é de uso pessoal e intransferível, só o titular poderá utilizá-lo. O uso por terceiros caracteriza uso indevido e está sujeito a penalidades, portanto, não empreste o seu cartão e o mantenha em local seguro.
Comentários