Turista morre em Noronha após fazer mergulho de grande profundidade
Homem de 43 anos estava visitando naufrágio da corveta Ipiranga, a 62 metros da superfície
Escute essa reportagem

O mergulho em grande profundidade é uma das atividades oferecidas aos turistas que visitam a Ilha de Fernando de Noronha. Na terça-feira (15) um turista de 43 anos, proveniente de Minas Gerais, morreu depois de realizar um mergulho até um navio naufragado na costa do arquipélago. O mergulho, de 62 metros de profundidade até a Corveta Ipiranga, é um dos mais valorizados da ilha.
O turista, que não teve o nome divulgado, praticava o chamado mergulho autônomo, que é aquele em que se usa o cilindro de ar comprimido. Teve perda parcial de consciência e alteração dos padrões respiratórios, chegando a ser socorrido pelo SAMU para o Hospital São Lucas, lá mesmo em Noronha.
Os médicos que fizeram o atendimento ao turista diagnosticaram doença descompressiva, que acontece quando os níveis de nitrogenio, ou outro gás utilizado na mistura utilizada no cilindro, aumenta além do limite em razão da exposição as pressões em grande profundidade.
Fernando de Noronha possui uma câmara hiperbárica indicada para tratamento desse tipo de ocorrência. O paciente chegou a melhorar com o tratamento mas acabou sofrendo uma parada cardio respiratória. Ele chegou a ser submetido a manobras de reanimação, sem resultado. O corpo foi trazido para o IML do Recife.
Comentários