Tribunal de Justiça determina que policiais civis não façam greve no Carnaval
Paralisação está programada para começar à meia-noite desta sexta. Caso decisão do TJPE seja descumprida, haverá multa diária de R$ 300 mil
Escute essa reportagem
Na tarde desta quarta-feira (7), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que que a greve dos policiais civis de Pernambuco, marcada para ter início à meia-noite desta sexta-feira (9), às vésperas do Carnaval, não seja iniciada. Ainda de acordo com a decisão, concedida em tutela provisória de urgência, “caso o movimento grevista já tenha sido iniciado, deve ser imediatamente encerrado, ficando vedada qualquer forma de mobilização que acarrete paralisação, suspensão ou prejuízo de suas atividades essenciais”.
O Tribunal determinou ainda que o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) deverá comprovar imediatamente o cumprimento da decisão judicial. Caso o sindicato realize alguma prática que impeça ou perturbe o funcionamento do serviço de segurança pública, deverá pagar uma multa diária no valor de R$ 300 mil.
Metroviários
Após decretar estado de greve durante assembleia geral, representantes dos metroviários do Recife participaram na tarde desta quarta-feira (7) de uma reunião com a superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marcela Campos. O encontro foi realizado para discutir o Plano de Segurança para o Galo da Madrugada e os demais dias do Carnaval 2024.
O esquema, que já havia sido apresentado anteriormente, foi detalhado para representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). Após a reunião, a entidade sindical solicitou um aumento no efetivo policial na Estação Coqueiral e um apoio na observação do trecho Rodoviária-Camaragibe durante o dia do desfile do Galo da Madrugada.
Apesar disso, o Sindmetro-PE emitiu a seguinte nota após a reunião: “a categoria continua mobilizada, ou seja, no estado de greve, aguardando as informações que vão vir da Superintendência. Caso seja positiva, o metrô funcionará normalmente, se for negativa, existem possibilidades reais de paralisação do metrô do Recife”.
Comentários