Três vereadores são afastados em operação contra desvio de dinheiro no Sertão
Polícia Civil fez ainda 19 ações de busca e apreensão em endereços ligados à empresas em Pernambuco e na Paraíba
Escute essa reportagem
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (17) a operação Conluio 2, segunda fase da operação desencadeada em maio de 2023 que investiga desvio de dinheiro público no Sertão de Pernambuco.
Nesta quarta-feira foram afastados três vereadores da cidade de Santa Terezinha, distante cerca de 400 km da capital. Entre os afastados está o presidente da Câmara Muncipal. Os implicados terão que usar tornozeleira eletrônica e responderão por associação aos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.
Segundo a polícia, os valores eram desviados dos contratos licitados pela Câmara dos Vereadores . Foi identificado superfaturamento das licitações para que as empresas devolvessem parte dos valores recebidos em contratos firmados entre 2019 a 2023. Além disso, servidores comissionados repassavam um percentual do salário aos vereadores, informou a polícia.
O delegado responsável pelo caso, Gregório Ribeiro, informou que foram bloqueados R$ 2 milhões em ativos. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades pernambucanas de São José do Egito, Tabira e também na Paraíba, nos municípios de Princesa Isabel, Patos e na capital João Pessoa. Os alvos eram endereços de sócios das empresas participantes do esquema fraudulento.
Os documentos coletados na operação passarão por análise para compor o inquérito que será enviado para a Justiça.
Comentários