Trabalhadores da educação realizam passeata na manhã desta quarta no Recife
Ato no centro da capital pernambucana faz parte da mobilização do Sintepe em adesão à Paralisação Nacional em Defesa da Escola Pública
Escute essa reportagem

As escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco paralisaram suas atividades nesta quarta-feira, 23 de abril. A paralisação faz parte da mobilização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em adesão à Paralisação Nacional em Defesa da Escola Pública.
Haverá um ato público saindo do Parque 13 de maio, no Centro do Recife, a partir das 9h, em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O objetivo é chamar a atenção da sociedade e do poder público para a urgente defesa da escola pública e a valorização da educação e de quem trabalha por ela todos os dias.
O Sintepe reivindica reajuste do Piso Salarial do Magistério de 6,27% em toda a carreira dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco, assim como, acréscimo de 50% acima do Piso aos salários daqueles que já possuem licenciatura.
O Sindicato também cobra a total reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações e a ampliação de uma série de gratificações.
Na área educacional, o Sindicato cobra merenda escolar de qualidade para todos os estudantes, espaços coletivos da escola reformados e bem equipados, além da completa requalificação das escolas que necessitam de manutenção estrutural.
A climatização de 100% em todas as salas de aula da Rede Estadual está, também, entre os pontos da pauta.
Segundo o Censo Escolar 2023, mais de 86% dos estudantes de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio no Estado estão nas escolas estaduais.
O Sindicato realizará assembleia, nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, para debater com a categoria a contraproposta apresentada pelo Governo do Estado. A assembleia será no Teatro Boa Vista, no Recife.
Comentários