Trabalhador perde braço e têm pernas prensadas por rampa de caminhão na Imbiribeira
Entre duas e três pessoas morrem em Pernambuco de acidente de trabalho por mês no estado
Escute essa reportagem

Recife, PE – Um trabalhador de 40 anos, identificado apenas como Joseildo, ficou gravemente ferido após ser esmagado por uma rampa de ferro acoplada a um caminhão na manhã desta quarta-feira (27), na Rua Agricultor João Braga de Oliveira, bairro da Imbiribeira, no Recife, Zona Sul do Recife.
De acordo com testemunhas, a rampa despencou sobre ele depois que uma das laterais se desprendeu da estrutura de ferro. No local, todos que estavam trabalhando com ele foram orientados a silenciar. Poderia ter sido qualquer um, não sabe nem a quantidade de profissionais no local.
O Samu foi acionado imediatamente, mas, segundo relatos do autônomo Guilherme Gomes, o homem já havia perdido um dos braços e apresentava ferimentos graves nas pernas antes da chegada da equipe de resgate. Guilherme viu tudo acontecer.
Segundo ele, colegas de Joeildo conseguiram levantar parte da estrutura para retirá-lo e ele estava consciente. Mas as pernas dele também ficaram prensadas, conforme confirmou a testemunha ouviu do Samu. Ele foi encaminhado ao Hospital da Restauração.
Joseildo trabalhava para uma empresa de engenharia que presta serviços à Copergás, realizando manutenção na rede subterrânea de distribuição de gás. A empresa Vale Mota Engenharia não autorizou repassar informações à reportagem.
Câmeras de segurança do local podem ter registrado o momento do acidente. As imagens devem ajudar a investigação a apurar as causas e responsabilidades do incidente.
Somente nos sete primeiros meses do ano, houve 18 mortes por acidentes de Trabalho em Pernambuco
Entre janeiro e julho de 2025, Pernambuco registrou 18 mortes e 24 acidentes graves típicos envolvendo trabalhadores. No ano anterior, foram contabilizados 17.200 acidentes de trabalho em todo o Estado. Ou seja, em média, ocorreram cerca de 47 acidentes de trabalho por dia em Pernambuco.
De acordo com o Ministério do Trabalho de Pernambuco, os setores que mais registram acidentes são os da área de saúde, geralmente envolvendo ocorrências de menor gravidade com instrumentos perfurocortantes.
Mais de 124 mil acidentes de trabalho registrados no estado entre 2021 e 2023
No entanto, outros segmentos também apresentam riscos significativos, como a construção civil, onde os acidentes mais frequentes incluem quedas, choques elétricos e, em algumas situações, desabamentos.
A maior parte dos acidentes é considerada típica, ou seja, ocorre dentro do ambiente de trabalho, como no transporte de cargas. É importante ressaltar que os motoristas de carga são a categoria profissional com maior número de óbitos no país.
De 2021 a 2023, ocorreram 124.295 acidentes de trabalho em Pernambuco segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Comentários