Sudene e Univasf definem parcerias para a agricultura familiar e educação
Proposta é criar curso de qualificação em agricultura e baixo carbono e centro de línguas estrangeiras para facilitar o acesso ao mercado externo
Escute essa reportagem

Em encontro realizado nesta segunda-feira (31), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, em Pernambuco, gestores da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) discutiram ações conjuntas para o desenvolvimento da agricultura familiar e ensino de línguas para acesso ao mercado internacional. Participaram da reunião o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e a vice-reitora, Lúcia Marisy.
Na área de agricultura familiar, a proposta é disponibilizar a qualificação em tecnologia de agricultura de baixo carbono. O objetivo é formar 250 extensionistas, em seis estados da região, e levar a tecnologia para as comunidades. Outra iniciativa é a criação de um projeto de idiomas, voltado à ampliação da região no mercado internacional.
De acordo com Danilo Cabarl, a reaproximação da Sudene com as universidades é muito importante, porque essas instituições cumprem um papel importante na leitura sobre o Nordeste e sobre a redução das desigualdades regionais. Há 100 dias no comando da Univasf, Telio Nobre destacou a capalaridade da instituição e reafirmou a disposição para contribuir para a redução das desigualdades regionais e aumento do emprego e renda na região. .
Comentários