Semana da Paz em Casa mobiliza Justiça de PE com mutirão contra violência doméstica
Ação acelera julgamentos, amplia atividades educativas e envolve escolas, shoppings, aeroportos e fóruns em ações de prevenção e enfrentamento
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu início, nesta segunda-feira (24), à 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A mobilização, promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne ações concentradas para acelerar processos e fortalecer as políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar no estado. O esforço segue até sexta-feira (28).
Durante o mutirão, julgamentos, audiências, despachos e sentenças envolvendo mulheres serão priorizados nas Varas de Violência Doméstica e Familiar. O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e dar celeridade às demandas de proteção.
Além da pauta judicial, a programação inclui atividades externas destinadas a levar informação à população e ampliar a conscientização sobre os tipos de violência e os canais de atendimento.
Ações educativas em shoppings, metrô e aeroporto
Ao longo da semana, a Coordenadoria da Mulher do TJPE realiza campanhas de enfrentamento à violência de gênero em 14 shoppings do estado, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e na Estação Central do Metrô do Recife. As atividades são promovidas em parceria com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce).
Na sexta-feira (28), as equipes também estarão no Mercado Público de Casa Amarela, às 10h, distribuindo material informativo e orientando o público sobre os mecanismos de denúncia e proteção.
Projeto “Boyzinho de Respeito” apresenta resultados
A abertura da semana inclui, nesta segunda-feira (24), a apresentação dos resultados e a premiação do projeto “Boyzinho de Respeito – saúde mental dos homens, cuidado e proteção às mulheres”, na Escola Judicial (Esmape).
A iniciativa é fruto da parceria entre Esmape, Instituição Ideias, Coordenadoria da Mulher e a startup New School, voltada para educação digital. Lançado em 29 de setembro, o projeto realizou trilhas gamificadas e ações formativas com estudantes, alcançando mais de 300 jovens entre 13 e 30 anos em escolas como o Ginásio Pernambucano e a Cícero Dias.
Rodas de conversa com homens e ações do Programa Reconstruir
Nesta terça-feira (25), o TJPE promove roda de conversa do Programa Reconstruir com o tema “Masculinidade, desigualdade de gênero e violência contra a mulher”, às 9h, no Fórum Rodolfo Aureliano. A atividade é voltada para homens terceirizados que trabalham no prédio.
O programa seguirá no próximo sábado (29), com outra roda de conversa na Construtora Maia Melo, abordando “masculinidades e desigualdade de gênero no ambiente de trabalho”. O Reconstruir atua com intervenções reflexivas e responsabilizantes junto a homens autores de violência.
Ações do Projeto Mãos Empenhadas contra a Violência
Ainda na terça-feira (25), das 9h às 16h, o projeto Mãos Empenhadas contra a Violência será realizado no Outlet da Beleza, no Centro de Convenções. A ação inclui distribuição de materiais educativos e certificação do selo para estabelecimentos parceiros.
A proposta orienta profissionais de beleza a identificar sinais de violência doméstica e orientar clientes sobre como acessar a rede de enfrentamento, desmistificando estereótipos e ampliando o alcance das políticas de proteção.
Fórum reúne magistrados e rede de enfrentamento
Na quarta-feira (26), a Coordenadoria da Mulher promove, na Esmape, o II Fórum Pernambucano de Juízes(as) de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fopevid). A programação reúne magistrados, servidores e representantes da rede estadual para discutir avanços e desafios no combate à violência de gênero.
Também durante a semana, será exibido o filme Acorda, Raimundo... Acorda!!! para servidoras terceirizadas, dentro do Programa Por Elas e Para Elas, voltado ao acolhimento de mulheres do Judiciário que possam ser vítimas de violência doméstica.
Atendimento e canais de apoio
O TJPE reforça que mulheres em situação de violência — física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial — podem buscar atendimento sigiloso na Coordenadoria da Mulher.
Os contatos são:
📞 (81) 3182-0857 / 3182-0858
📍 Fórum Thomaz de Aquino – 1º andar, Avenida Martins Barros, 593, Santo Antônio, Recife.
Ações nas Comarcas
Olinda
A Semana começa com panfletagem na orla, divulgando canais de denúncia e orientações às mulheres. Na terça-feira (25/11), haverá roda de conversa com requerentes na Defensoria Pública, às 9h.
Recife
A 1ª Vara de Medidas Protetivas promove Audiências de Acolhimento na quarta-feira (26/11), às 8h45 e 10h45, no Fórum Rodolfo Aureliano. O objetivo é orientar mulheres desde o primeiro contato com o Judiciário sobre medidas de proteção e serviços disponíveis.
Caruaru
A 1ª Vara participa, na terça-feira (25/11), do I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, no WA Convention, no Caruaru Shopping.
Na quarta (26/11), ocorre o encerramento do grupo reflexivo com homens autores de violência, das 10h às 12h.
Cabo e Ipojuca
O Projeto Ecoar realiza grupo reflexivo com homens acusados de violência doméstica, na quarta-feira (26/11), às 9h, no Fórum de Ipojuca.
Petrolina
A Vara de Enfrentamento à Violência Doméstica promove encontros do Ciclo de Reflexão nesta segunda (24/11) e quinta (27/11), das 14h30 às 17h.
Vale do São Francisco
Na sexta-feira (28/11), será promovido o Seminário do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher, das 8h às 17h, pela Gerência Regional de Educação.
Comentários