Semáforos inteligentes começam a operar em vários pontos de Boa Viagem
Treze semáforos inteligentes já foram instalados na Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina
Escute essa reportagem
A Avenida Antônio de Góes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, começou a receber nesta terça-feira (9) a implantação de semáforos inteligentes. A ação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para melhorar o trânsito e reduzir engarrafamentos.
“Antes, o semáforo respeitava uma agenda pré-definida, independente do que acontecesse na rua. Agora, ele faz uma contagem em tempo real do fluxo de veículos e ajusta os tempos de verde e vermelho conforme a necessidade”, explicou Dalmário Barros, gerente de tecnologia da CTTU.
Treze semáforos inteligentes já foram instalados na Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. Estima-se que, diariamente, 140 mil veículos circulam por esses locais.
Até o fim de agosto, mais 17 equipamentos serão instalados na Abdias de Carvalho, entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport).
O investimento inicial de R$ 1,07 milhão permitirá a programação automática dos ciclos semafóricos com base na análise do tráfego em tempo real.
“Haverá mais segurança e eficiência no trânsito com esses novos semáforos. Planejamos reduzir congestionamentos, agilizar reparos em caso de falha, ajustar automaticamente os tempos dos sinais conforme o trânsito, garantir mais segurança para pedestres e monitorar tudo em tempo real”, destacou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
Os novos semáforos melhorarão a eficiência da malha viária, reduzindo infrações e acidentes ao controlar melhor os fluxos entre veículos e pedestres nas interseções. Também promoverão uma redução dos congestionamentos e tempos de espera, ajudando especialmente em casos de grandes ocorrências como obras e manifestações.
Os dispositivos contribuirão para um trânsito mais sustentável, reduzindo emissões de carbono ao diminuir paradas e acelerações desnecessárias. Com os semáforos adaptativos, os ciclos estarão mais alinhados com o fluxo do momento, garantindo mais oportunidades de travessia para pedestres. É crucial que os condutores respeitem a velocidade da via para maximizar a eficiência do sistema e garantir a segurança viária.
A TECNOLOGIA – A tecnologia de semáforos inteligentes adapta os tempos dos sinais verde e vermelho conforme as necessidades das vias, utilizando câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que atualiza a programação em tempo real. Isso aumenta a capacidade e melhora a fluidez das vias conforme a demanda verificada pelos sensores.
HISTÓRICO – Em 2023, um investimento de R$ 30 milhões permitiu a aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, garantindo maior estabilidade à rede semafórica.
Desde então, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, garantindo menos defeitos e maior agilidade nos consertos. Os nobreaks permitem o funcionamento dos grupos semafóricos por até três horas em caso de falta de energia.
Veja a matéria completa de Carol Guibu na 1ª Edição do Jornal da Tribuna, comandado por Moab Augusto.
Comentários