X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Semáforos inteligentes começam a operar em vários pontos de Boa Viagem

Treze semáforos inteligentes já foram instalados na Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Semáforos inteligentes começam a operar em vários pontos de Boa Viagem
Segundo Dalmário Barros, gerente de tecnologia da CTTU, o semáforo agora faz uma contagem em tempo real do fluxo de veículos e ajusta os tempos de verde e vermelho conforme a necessidade |  Foto: Reprodução da TV Tribuna PE

A Avenida Antônio de Góes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, começou a receber nesta terça-feira (9) a implantação de semáforos inteligentes. A ação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para melhorar o trânsito e reduzir engarrafamentos.

“Antes, o semáforo respeitava uma agenda pré-definida, independente do que acontecesse na rua. Agora, ele faz uma contagem em tempo real do fluxo de veículos e ajusta os tempos de verde e vermelho conforme a necessidade”, explicou Dalmário Barros, gerente de tecnologia da CTTU.

Treze semáforos inteligentes já foram instalados na Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. Estima-se que, diariamente, 140 mil veículos circulam por esses locais.

Até o fim de agosto, mais 17 equipamentos serão instalados na Abdias de Carvalho, entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport).

O investimento inicial de R$ 1,07 milhão permitirá a programação automática dos ciclos semafóricos com base na análise do tráfego em tempo real.

“Haverá mais segurança e eficiência no trânsito com esses novos semáforos. Planejamos reduzir congestionamentos, agilizar reparos em caso de falha, ajustar automaticamente os tempos dos sinais conforme o trânsito, garantir mais segurança para pedestres e monitorar tudo em tempo real”, destacou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Os novos semáforos melhorarão a eficiência da malha viária, reduzindo infrações e acidentes ao controlar melhor os fluxos entre veículos e pedestres nas interseções. Também promoverão uma redução dos congestionamentos e tempos de espera, ajudando especialmente em casos de grandes ocorrências como obras e manifestações.

Os dispositivos contribuirão para um trânsito mais sustentável, reduzindo emissões de carbono ao diminuir paradas e acelerações desnecessárias. Com os semáforos adaptativos, os ciclos estarão mais alinhados com o fluxo do momento, garantindo mais oportunidades de travessia para pedestres. É crucial que os condutores respeitem a velocidade da via para maximizar a eficiência do sistema e garantir a segurança viária.

A TECNOLOGIA – A tecnologia de semáforos inteligentes adapta os tempos dos sinais verde e vermelho conforme as necessidades das vias, utilizando câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que atualiza a programação em tempo real. Isso aumenta a capacidade e melhora a fluidez das vias conforme a demanda verificada pelos sensores.

HISTÓRICO – Em 2023, um investimento de R$ 30 milhões permitiu a aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, garantindo maior estabilidade à rede semafórica.

Desde então, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, garantindo menos defeitos e maior agilidade nos consertos. Os nobreaks permitem o funcionamento dos grupos semafóricos por até três horas em caso de falta de energia.

Veja a matéria completa de Carol Guibu na 1ª Edição do Jornal da Tribuna, comandado por Moab Augusto.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: