Secretaria Estadual de Saúde abre mais 10 leitos de UTI pediátrica em Jaboatão
Medida foi tomada por conta dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que aumentam durante o inverno
Escute essa reportagem

A partir desta quarta-feira, (08) passaram a funcionar mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O incremento se soma a outros 140 leitos pediátricos para suporte das crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), durante o período da sazonalidade dos vírus respiratórios em Pernambuco.
Para a secretária executiva de Regulação em Saúde, Fabiana Emerenciano, a abertura de mais leitos de alta complexidade vem para reforçar a rede do estado neste momento de sazonalidade. “Com esse aumento serão ofertadas mais vagas com assistência ventilatória, equipe multiprofissional, fisioterapeuta, intensivista, médico pediatra e todo suporte necessário para que essas crianças retornem para suas casas com saúde”, pontua Fabiana Emerenciano.
ALTA DEMANDA
Os leitos serão regulados pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco e podem ser ocupados por pacientes de todo o Estado. Devido à alta demanda de crianças com quadros gripais e registros de agravamento de casos, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) tem mantido uma força-tarefa no intuito de viabilizar mais leitos de suporte avançado para o público pediátrico.
Com essa inauguração, a unidade passa a contar com 20 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos de UTI Neonatal, além de outros 20 leitos de UTI geral, todos regulados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.
Comentários