X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Secretaria de Saúde de Pernambuco abre novos 103 leitos de UTI pediátrica

Medida reforça atendimento a casos de doenças respiratórias que aumentam neste período do ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Saúde de Pernambuco abre novos 103 leitos de UTI pediátrica
Desses leitos, 50 são de suporte avançado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas |  Foto: Arquivo/Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou a abertura de 103 leitos de UTI e enfermaria, pediátrica e neonatal, na última semana, para tratamento de síndrome respiratória aguda grave. O suporte extra de leitos soma-se à rede já existente. Outras unidades vão ser disponibilizadas no decorrer deste mês, segundo a SES-PE.

Neste período de alta das doenças ligadas às síndromes gripais, entre março a agosto, que se desenvolvem com maior gravidade em crianças, a taxa atual de ocupação de leitos está em 75%, mas não há registro de filas. Até o momento, a SES contabiliza 165 casos de Srag em crianças de até 1 ano, em 2025.

O govenro do estado informou ainda que, para aumentar os quadros das equipes de atendimento nos hospitais, foram chamados pela Secretaria 14 pediatras e outros quatro intensivistas, além de médicos neonatologistas e pediatras que serão chamados da seleção simplificada que abre as inscrições a partir desta quinta-feira (20).

TELEINTERCONSULTA

A SES-PE trouxe divulgou ainda os primeiros números da Teleinterconsulta de Pediatria, em funcionamento desde o dia 10 de março, serviço aberto com uma antecipação de pouco mais de 30 dias em relação ao ano passado. Até agora, foram registradas 40 consultas on-line a médicos da Central de Regulação do Estado, que ampliam as discussões sobre os melhores encaminhamentos para o paciente pediátrico que esteja com Srag.

“A Teleinterconsulta, ou seja, uma consulta feita entre profissionais de saúde (ex. Médico com Médico), possibilita que o profissional que está na ponta atendendo a criança possa discutir com o especialista a melhor decisão a ser tomada, baseado na avaliação da gravidade do caso, evitando remoções desnecessárias e, caso o paciente necessite ser removido, orientando de que forma deve ocorrer essa remoção e qual a unidade mais adequada para receber essa criança, seja ela uma enfermaria ou uma UTI, por exemplo” explicou o diretor da telessaúde da SES-PE, Frederico Jorge.

A Teleinterconsulta, que funciona diariamente, das 9h às 21h, oferta médicos pediatras da rede estadual de saúde, que estão aptos a discutir e tirar dúvidas de casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças. Basta ao médico da ponta, de qualquer localidade de Pernambuco, ligar para a Central, no 0800 281 3555, e receber ajuda de outro profissional sobre o caso em questão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: