X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Santuário de Nossa Senhora da Conceição é reaberto com celebração especial

Após quase nove meses fechado para reforma público prestigiou missa que contou com o Arcebispo de Olinda e Recife e governadora Raquel Lyra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora da Conceição é reaberto com celebração especial
Dom Paulo Jackson participou do rito de Dedicação da Igreja e do novo Altar. |  Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Depois de quase nove meses fechado para reformas, após a tragédia da queda do teto que deixou dois mortos e dezenas de feridos, em agosto de 2024, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro foi reaberto na noite desta terça-feira (20) com uma celebração especial, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra e do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.

O templo volta a receber fiéis com mais segurança e estrutura moderna. “Hoje entregamos o que nos comprometemos a devolver à sociedade, às pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do povo recifense e pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra, durante a missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do Santuário do Morro, padre Emerson Borges.

A igreja estava lotada de fiéis, que acompanharam as celebrações na área interna do Santuário e o momento da entrega das chaves da igreja aos sacerdotes, além do rito de Dedicação da Igreja e do novo Altar.

REPASSES

Para a reabertura do espaço, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 5 milhões, por meio de um Termo de Fomento assinado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A reestruturação incluiu um novo forro acústico, nova iluminação e sistemas elétricos, além de outros detalhes.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também comemorou a reabertura do espaço. “Vivemos as dores da perda de duas pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo profundo da fé do nosso povo do Recife e de todo o Estado”, pontuou o sacerdote. O padre Emerson Borges, por sua vez, falou sobre o simbolismo da cerimônia e a emoção do reencontro da comunidade com o templo restaurado. “A alegria é muito grande. Até hoje, nenhuma missa havia sido celebrada neste novo altar, então ele foi sagrado com óleo e depois a igreja também foi sagrada com as quatro cruzes que tem dentro dela”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: