Santuário de Nossa Senhora da Conceição é reaberto com celebração especial
Após quase nove meses fechado para reforma público prestigiou missa que contou com o Arcebispo de Olinda e Recife e governadora Raquel Lyra
Escute essa reportagem

Depois de quase nove meses fechado para reformas, após a tragédia da queda do teto que deixou dois mortos e dezenas de feridos, em agosto de 2024, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro foi reaberto na noite desta terça-feira (20) com uma celebração especial, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra e do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.
O templo volta a receber fiéis com mais segurança e estrutura moderna. “Hoje entregamos o que nos comprometemos a devolver à sociedade, às pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do povo recifense e pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra, durante a missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do Santuário do Morro, padre Emerson Borges.
A igreja estava lotada de fiéis, que acompanharam as celebrações na área interna do Santuário e o momento da entrega das chaves da igreja aos sacerdotes, além do rito de Dedicação da Igreja e do novo Altar.
REPASSES
Para a reabertura do espaço, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 5 milhões, por meio de um Termo de Fomento assinado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A reestruturação incluiu um novo forro acústico, nova iluminação e sistemas elétricos, além de outros detalhes.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também comemorou a reabertura do espaço. “Vivemos as dores da perda de duas pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo profundo da fé do nosso povo do Recife e de todo o Estado”, pontuou o sacerdote. O padre Emerson Borges, por sua vez, falou sobre o simbolismo da cerimônia e a emoção do reencontro da comunidade com o templo restaurado. “A alegria é muito grande. Até hoje, nenhuma missa havia sido celebrada neste novo altar, então ele foi sagrado com óleo e depois a igreja também foi sagrada com as quatro cruzes que tem dentro dela”, completou.
Comentários