Rua da Imperatriz é incluída na Lei do Recentro por Câmara dos Vereadores do Recife
Comerciantes da rua onde nasceu o abolicionista Joaquim Nabuco enfrentam desafios
Escute essa reportagem
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei do Executivo nº 57/2023, que modifica a Lei do Recentro. A alteração incorpora a Rua da Imperatriz ao plano de incentivos fiscais, como descontos totais ou parciais no IPTU e ISS.
Uma parte das lojas da via, que tem mais de 100 anos, fechou durante a pandemia, mas os comerciantes também alegam mudanças no trânsito como desafio e presença de moradores em situação de rua.
A inclusão da Rua da Imperatriz foi realizada por meio de uma emenda de relatoria da Comissão de Finanças e Orçamento. A emenda aproveitou uma proposta modificativa apresentada pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB). O projeto de lei agora segue para sanção do prefeito João Campos (PSB).
Alcides Cardoso comentou sobre a vitória após um processo que demandou esforço e articulação com os proprietários e comerciantes locais. Ele destacou que a revitalização da Rua da Imperatriz pode atrair maior circulação de pessoas, impulsionando a economia local.
Em março deste ano, Alcides Cardoso se reuniu com Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife, e uma comissão de proprietários de imóveis da Rua da Imperatriz para discutir a inclusão da via no Recentro. A solicitação resultou em um estudo da Secretaria de Finanças.
Dois meses depois, uma audiência pública foi conduzida pelo vereador para obter respostas sobre a aceitação da indicação e abordar outras demandas relacionadas à rua, conhecida anteriormente como um "shopping a céu aberto".
Via onde nasceu Joaquim Nabuco
A Rua da Imperatriz Tereza Cristina, conhecida popularmente como Rua da Imperatriz, destaca-se como um importante polo comercial no bairro da Boa Vista, situado na região central do Recife, Pernambuco. A imperatriz homenageada era esposa de Dom Pedro II, chamada na época de “mãe do Brasil”. Dom Pedro II esteve em Pernambuco.
O abolicionista Joaquim Nabuco nasceu às 8h30, em 19 de agosto de 1849, em um velho sobrado da rua, número 39, que naquela época, chamava-se Aterro da Boa Vista. Isso se deve porque foi originada de um aterro chamado Terra Nova, construído para a edificação da Ponte da Boa Vista, passando a se chamar temporariamente de Aterro da Boa Vista.
O início da Imperatriz coincide com a continuação da Ponte da Boa Vista (popularmente chamada de Ponte de Ferro), encontrando-se na confluência do Cais José Mariano com a Rua da Aurora, e estende-se até a Praça Maciel Pinheiro, onde está localizada a Matriz da Boa Vista e finaliza na Rua do Hospício.
A Rua da Imperatriz também recebeu outros nomes no passado, como Rua Dr. Rosa e Silva e Rua Floriano Peixoto.
Comentários