X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Relíquia do "Padroeiro da Internet" segue em visitação pública no Grande Recife

Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, celebra este final de semana o ínicio do processo de canonização do jovem italiano


Imagem ilustrativa da imagem Relíquia do "Padroeiro da Internet" segue em visitação pública no Grande Recife
Carlos Acutis faleceu aos 15 anos, em 2006, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020 |  Foto: Divulgação

 O beato Carlo Acutis, conhecido mundialmente como o padroeiro da Internet, será santo. O Papa Francisco autorizou em decreto publicado nesta quinta-feira (23) o reconhecimento de um milagre atribuído ao beato. Com a publicação, o beato italiano será canonizado e passará a ser considerado santo.

A notícia do avanço do processo de canonização e a chegada da relíquia à Pernambuco motivaram a realização uma série de atividades na comunidade católica. Na quinta-feira (23) foi aberta a visitação à relíquia do beato. No sábado, será realizada a “Noite da Juventude”, começando com um Momento Mariano, seguido de uma Missa e a Veneração da Relíquia, que acontecerão na Tenda de eventos da Comunidade. O evento é aberto ao público. No domingo, a relíquia estará disponível para visitação das 8h às 12h.

A relíquia foi doada pela mãe do beato, Antônia Acutis, durante o seu testemunho no Congresso Pentecostes da Paz em Assis, na Itália. A relíquia, que consiste em fragmentos do corpo do adolescente católico italiano, foi entronada na Paróquia João Paulo II, na sede da comunidade.

O padre José Júnior, membro da comunidade e pároco da Igreja João Paulo II, disse que a relíquia terá uma grande importância no processo de evangelização dos jovens. “A maioria dos nossos missionários são jovens e a gente tem o intuito de evangelizar a juventude. Tenho certeza que a relíquia vai nos ajudar ainda mais nesse processo”, analisou o religioso da Obra de Maria.

Conheça a trajetória de Carlo Acutis

Especialista em computação, o beato Carlos Acutis ficou conhecido mundialmente como padroeiro da internet, porque registrava milagres eucarísticos e aparições da Virgem Maria em diversos locais do mundo em suas redes sociais e num site que ele criou.  

O jovem italiano faleceu aos 15 anos, em 2006, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020. O processo de beatificação do adolescente teve início em 2010. O milagre relacionado a Carlo Acutis que representou um dos pilares de sua beatificação aconteceu no Brasil naquele ano. . Um menino de 7 anos, com um quadro raro de tumor no pâncreas, foi curado, após o avô tocar as roupas de Carlo Acutis, expostas em uma paróquia em Campo Grande (MS), e pedir pela cura do neto.

Processo de canonização

Para que a Igreja Católica considere alguém como santo é preciso o reconhecimento de ao menos dois milagres realizados após a morte do candidato a santo. Segundo a Igreja, esses milagres devem ter sido obra da intercessão do candidato.

O processo de canonização tem as seguintes etapas: primeiro, se abre um causa e um responsável para acompanhar o processo é nomeado. Em seguida, a fama da santidade do candidato é investigada. Ao se comprovar um milagre, o candidato a santo é beatificado. Com a comprovação de um segundo milagre, realizado após a beatificação, o candidato é canonizado e reconhecido como santo.

Relíquias

Segundo a Igreja Católica, relíquias de primeiro grau são fragmentos do corpo de um santo, como ossos ou cabelos. No caso da relíquia que chegou a Pernambuco, trata-se de fios de cabelo do beato. As relíquias podem ser de primeiro, segundo e terceiro graus. As de segundo grau são objetos de uso pessoal e as de terceiro grau referem-se a algo que tenha estado em contato com o corpo do santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: