Relíquia do "Padroeiro da Internet" segue em visitação pública no Grande Recife
Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, celebra este final de semana o ínicio do processo de canonização do jovem italiano
Escute essa reportagem
O beato Carlo Acutis, conhecido mundialmente como o padroeiro da Internet, será santo. O Papa Francisco autorizou em decreto publicado nesta quinta-feira (23) o reconhecimento de um milagre atribuído ao beato. Com a publicação, o beato italiano será canonizado e passará a ser considerado santo.
A notícia do avanço do processo de canonização e a chegada da relíquia à Pernambuco motivaram a realização uma série de atividades na comunidade católica. Na quinta-feira (23) foi aberta a visitação à relíquia do beato. No sábado, será realizada a “Noite da Juventude”, começando com um Momento Mariano, seguido de uma Missa e a Veneração da Relíquia, que acontecerão na Tenda de eventos da Comunidade. O evento é aberto ao público. No domingo, a relíquia estará disponível para visitação das 8h às 12h.
A relíquia foi doada pela mãe do beato, Antônia Acutis, durante o seu testemunho no Congresso Pentecostes da Paz em Assis, na Itália. A relíquia, que consiste em fragmentos do corpo do adolescente católico italiano, foi entronada na Paróquia João Paulo II, na sede da comunidade.
O padre José Júnior, membro da comunidade e pároco da Igreja João Paulo II, disse que a relíquia terá uma grande importância no processo de evangelização dos jovens. “A maioria dos nossos missionários são jovens e a gente tem o intuito de evangelizar a juventude. Tenho certeza que a relíquia vai nos ajudar ainda mais nesse processo”, analisou o religioso da Obra de Maria.
Conheça a trajetória de Carlo Acutis
Especialista em computação, o beato Carlos Acutis ficou conhecido mundialmente como padroeiro da internet, porque registrava milagres eucarísticos e aparições da Virgem Maria em diversos locais do mundo em suas redes sociais e num site que ele criou.
O jovem italiano faleceu aos 15 anos, em 2006, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020. O processo de beatificação do adolescente teve início em 2010. O milagre relacionado a Carlo Acutis que representou um dos pilares de sua beatificação aconteceu no Brasil naquele ano. . Um menino de 7 anos, com um quadro raro de tumor no pâncreas, foi curado, após o avô tocar as roupas de Carlo Acutis, expostas em uma paróquia em Campo Grande (MS), e pedir pela cura do neto.
Processo de canonização
Para que a Igreja Católica considere alguém como santo é preciso o reconhecimento de ao menos dois milagres realizados após a morte do candidato a santo. Segundo a Igreja, esses milagres devem ter sido obra da intercessão do candidato.
O processo de canonização tem as seguintes etapas: primeiro, se abre um causa e um responsável para acompanhar o processo é nomeado. Em seguida, a fama da santidade do candidato é investigada. Ao se comprovar um milagre, o candidato a santo é beatificado. Com a comprovação de um segundo milagre, realizado após a beatificação, o candidato é canonizado e reconhecido como santo.
Relíquias
Segundo a Igreja Católica, relíquias de primeiro grau são fragmentos do corpo de um santo, como ossos ou cabelos. No caso da relíquia que chegou a Pernambuco, trata-se de fios de cabelo do beato. As relíquias podem ser de primeiro, segundo e terceiro graus. As de segundo grau são objetos de uso pessoal e as de terceiro grau referem-se a algo que tenha estado em contato com o corpo do santo.
Comentários