X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife tem ferramenta digital para suporte a mulheres grávidas

Serviço vai funcionar de domingo a domingo e promove teleassistência para as grávidas e puérperas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife tem ferramenta digital para suporte a mulheres grávidas
|  Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Foto: Hélia Scheppa/PCR 

A Prefeitura do Recife lançou hoje o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para mulheres grávidas e puérperas. A ferramenta vai ampliar o acesso à saúde e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. 

Para receber atendimento, a paciente entra em contato com o ConectaZap (81 - 9.9117-1407), ou acessa o site https://conecta.recife.pe.gov.br/. O objetivo é que a ferramenta de telessaúde chegue a atender 18 mil gestantes por ano no Recife, em média. 

O Atende Gestante oferece três níveis de atendimento. No primeiro, as gestantes interagem com uma assistente virtual chamada SUSi, uma chatbot que fornece informações e serviços relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. Caso seja necessário, a gestante será encaminhada para os outros níveis de atendimento.

No segundo nível, ocorre a recepção digital, onde a gestante conversa com um operador de teleatendimento, que pode fornecer mais informações sobre a rede de saúde do município, como a maternidade de referência, agendamento de visitas, serviços disponíveis nas unidades de saúde, agendamento de consultas e exames, entre outros. 

No terceiro nível, a gestante ou puérpera realiza uma teleconsulta com uma enfermeira ou médica obstetra, que pode avaliar a situação clínica, fornecer orientações adequadas, prescrever medicamentos, se necessário, e encaminhar para atendimento presencial quando indicado. 

O Atende Gestante estará disponível para todas as gestantes e puérperas recifenses que possuam um celular com acesso à internet. 

O atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi. O atendimento humano simultâneo ocorre das 7h as 19h, de domingo a domingo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: