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Cidades

Recife tem ferramenta digital para suporte a mulheres grávidas

Serviço vai funcionar de domingo a domingo e promove teleassistência para as grávidas e puérperas


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Imagem ilustrativa da imagem Recife tem ferramenta digital para suporte a mulheres grávidas
|  Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Foto: Hélia Scheppa/PCR 

A Prefeitura do Recife lançou hoje o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para mulheres grávidas e puérperas. A ferramenta vai ampliar o acesso à saúde e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. 

Para receber atendimento, a paciente entra em contato com o ConectaZap (81 - 9.9117-1407), ou acessa o site https://conecta.recife.pe.gov.br/. O objetivo é que a ferramenta de telessaúde chegue a atender 18 mil gestantes por ano no Recife, em média. 

O Atende Gestante oferece três níveis de atendimento. No primeiro, as gestantes interagem com uma assistente virtual chamada SUSi, uma chatbot que fornece informações e serviços relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. Caso seja necessário, a gestante será encaminhada para os outros níveis de atendimento.

No segundo nível, ocorre a recepção digital, onde a gestante conversa com um operador de teleatendimento, que pode fornecer mais informações sobre a rede de saúde do município, como a maternidade de referência, agendamento de visitas, serviços disponíveis nas unidades de saúde, agendamento de consultas e exames, entre outros. 

No terceiro nível, a gestante ou puérpera realiza uma teleconsulta com uma enfermeira ou médica obstetra, que pode avaliar a situação clínica, fornecer orientações adequadas, prescrever medicamentos, se necessário, e encaminhar para atendimento presencial quando indicado. 

O Atende Gestante estará disponível para todas as gestantes e puérperas recifenses que possuam um celular com acesso à internet. 

O atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi. O atendimento humano simultâneo ocorre das 7h as 19h, de domingo a domingo.

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