Recife registra primeiro caso de febre do Oropouche em gestante
A paciente, que está no terceiro trimestre da gravidez, apresenta quadro clínico estável, assim como o feto
Escute essa reportagem
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nesta quinta-feira (12) o primeiro caso de febre do Oropouche em uma gestante de 28 anos, residente no Recife. A paciente, que está no terceiro trimestre da gravidez, apresenta quadro clínico estável, assim como o feto.
O diagnóstico foi confirmado após análise de material biológico da paciente no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.
A febre do Oropouche é transmitida principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o mosquito pode transmitir o vírus para um indivíduo saudável.
Com este novo caso, Pernambuco totaliza 144 confirmações da doença em 24 municípios do estado. Além do Recife, a febre do Oropouche já foi identificada em outras cidades.
- Água Preta
- Aliança
- Barra de Guabiraba
- Bonito
- Cabo de Santo Agostinho
- Camaragibe
- Catende
- Garanhuns
- Itamaracá
- Ipojuca
- Itaquitinga
- Jaboatão dos Guararapes
- Jaqueira
- Macaparana
- Machados
- Maraial
- Moreno
- Pombos
- Recife
- Rio Formoso
- São Benedito do Sul
- São Vicente Ferrer
- Sirinhaém
- Timbaúba
A SES-PE reforça que as equipes de vigilância em saúde estão monitorando a situação e acompanhando de perto os casos confirmados.
É importante que a população adote medidas preventivas, como o uso de repelentes e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito maruim, para evitar a proliferação da doença.
Casos de dengue aumentam 389,5% em comparação ao mesmo período de 2023
O Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 36, que abrange os dados das semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 a 7 de setembro de 2024, revela 29.818 casos prováveis de dengue em Pernambuco, somando os casos em investigação e os já confirmados.
Este número representa um aumento de 389,5% em comparação com o mesmo período de 2023. Até agora, 10.269 casos de dengue foram confirmados no estado, dos quais 174 são considerados graves, além de 12 óbitos confirmados (10 por dengue e 2 por chikungunya).
O monitoramento também mostra que 45 mortes foram descartadas como relacionadas a arboviroses, enquanto 29 continuam sob investigação. Esse processo é conduzido inicialmente pela Vigilância Epidemiológica do município de residência do falecido, e posteriormente, o caso é avaliado por um comitê técnico composto por diversos profissionais de saúde para determinar a causa da morte.
O boletim desta semana indica que 53 municípios de Pernambuco apresentam baixa incidência de dengue, 69 têm incidência moderada, e 63 registram alta incidência.
Outras arboviroses – O mesmo boletim notificou 4.655 casos prováveis de chikungunya, dos quais 1.367 foram confirmados. No caso do Zika, foram registrados 255 casos prováveis, mas nenhum foi confirmado até o momento.
Comentários