X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife registra primeiro caso de febre do Oropouche em gestante

A paciente, que está no terceiro trimestre da gravidez, apresenta quadro clínico estável, assim como o feto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife registra primeiro caso de febre do Oropouche em gestante
A febre do Oropouche é transmitida principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim |  Foto: Divulgação / Fiocruz

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nesta quinta-feira (12) o primeiro caso de febre do Oropouche em uma gestante de 28 anos, residente no Recife. A paciente, que está no terceiro trimestre da gravidez, apresenta quadro clínico estável, assim como o feto.

O diagnóstico foi confirmado após análise de material biológico da paciente no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

A febre do Oropouche é transmitida principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o mosquito pode transmitir o vírus para um indivíduo saudável.

Com este novo caso, Pernambuco totaliza 144 confirmações da doença em 24 municípios do estado. Além do Recife, a febre do Oropouche já foi identificada em outras cidades.

  1. Água Preta
  2. Aliança
  3. Barra de Guabiraba
  4. Bonito
  5. Cabo de Santo Agostinho
  6. Camaragibe
  7. Catende
  8. Garanhuns
  9. Itamaracá
  10. Ipojuca
  11. Itaquitinga
  12. Jaboatão dos Guararapes
  13. Jaqueira
  14. Macaparana
  15. Machados
  16. Maraial
  17. Moreno
  18. Pombos
  19. Recife
  20. Rio Formoso
  21. São Benedito do Sul
  22. São Vicente Ferrer
  23. Sirinhaém
  24. Timbaúba

A SES-PE reforça que as equipes de vigilância em saúde estão monitorando a situação e acompanhando de perto os casos confirmados.

É importante que a população adote medidas preventivas, como o uso de repelentes e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito maruim, para evitar a proliferação da doença.

Casos de dengue aumentam 389,5% em comparação ao mesmo período de 2023

O Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 36, que abrange os dados das semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 a 7 de setembro de 2024, revela 29.818 casos prováveis de dengue em Pernambuco, somando os casos em investigação e os já confirmados.

Este número representa um aumento de 389,5% em comparação com o mesmo período de 2023. Até agora, 10.269 casos de dengue foram confirmados no estado, dos quais 174 são considerados graves, além de 12 óbitos confirmados (10 por dengue e 2 por chikungunya).

O monitoramento também mostra que 45 mortes foram descartadas como relacionadas a arboviroses, enquanto 29 continuam sob investigação. Esse processo é conduzido inicialmente pela Vigilância Epidemiológica do município de residência do falecido, e posteriormente, o caso é avaliado por um comitê técnico composto por diversos profissionais de saúde para determinar a causa da morte.

O boletim desta semana indica que 53 municípios de Pernambuco apresentam baixa incidência de dengue, 69 têm incidência moderada, e 63 registram alta incidência.

Outras arboviroses – O mesmo boletim notificou 4.655 casos prováveis de chikungunya, dos quais 1.367 foram confirmados. No caso do Zika, foram registrados 255 casos prováveis, mas nenhum foi confirmado até o momento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: