Recife reforça educação e gestão com nomeação de 588 novos servidores públicos
No total, são 547 novos profissionais da área educacional e 41 gestores governamentais
Escute essa reportagem

A Prefeitura do Recife reforçou a estrutura da administração pública e da rede municipal de ensino com a nomeação de 588 novos servidores. As nomeações contemplam 547 profissionais da educação, que atuarão em escolas e creches da cidade, e 41 gestores governamentais, aprovados no primeiro concurso público específico para o cargo.
As medidas, anunciadas entre o último sábado (5) e esta segunda-feira (7), reafirmam, segundo o governo municipal, o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços públicos e a valorização do funcionalismo.
NOMEAÇÕES FORTALECEM REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Os 547 profissionais nomeados para a área da educação irão atuar em diferentes funções, como professores I e II, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) e Agentes Administrativos Escolares (AAEs).
Segundo o prefeito João Campos (PSB), a convocação dos 209 professores aprovados no concurso de 2023 — o maior já realizado pela Prefeitura do Recife — eleva para mais de 1.700 o número de docentes nomeados pela atual gestão para atuar em escolas e creches da cidade.
Conduzida pela Secretaria de Educação, a iniciativa visa ampliar a capacidade de atendimento das unidades escolares e garantir uma educação pública de qualidade.
Ainda segundo João Campos, a chegada dos novos servidores atende à crescente demanda da comunidade escolar e integra a estratégia de qualificação da rede de ensino, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.
“A gente tem muita escola sendo construída, creche ampliada, rede crescendo... Para isso, profissionais precisam ser nomeados — professores, professoras, ADIs, AADEEs e AAEs, carreiras super importantes para a nossa rede. Esses trabalhadores estão sendo nomeados numa edição extra do Diário Oficial. Parabéns e sucesso na missão tão importante e gratificante que devem cumprir” João Campos, Prefeito do Recife
O novo quadro de profissionais inclui 209 docentes — sendo 160 professores I (educação infantil e anos iniciais) e 49 professores II (anos finais) — além de 247 ADIs, todos aprovados no último concurso público. A convocação também contempla 72 AADEEs e 19 AAEs oriundos de uma seleção simplificada.
“A educação é uma das maiores prioridades do prefeito João Campos. Eu fico muito feliz em assumir a Secretaria de Educação do Recife anunciando a nomeação e convocação destes novos profissionais”, afirmou a nova secretária de Educação do Recife Cecília Cruz, Secretária de Educação do Recife
PRIMEIROS GESTORES CONCURSADOS SÃO NOMEADOS

Os 41 gestores governamentais nomeados no sábado (5) integram a primeira turma aprovada em concurso específico para a carreira. A nomeação representa, segundo a Prefeitura, um marco para a profissionalização da gestão pública municipal.
Os nomeados atuarão em áreas estratégicas, com foco na formulação, no planejamento e na avaliação de políticas públicas.
A expectativa da gestão é de que eles contribuam para o aprimoramento dos processos internos e para a melhoria dos serviços prestados à população.
“Esses gestores são essenciais para que possamos garantir que os programas e políticas públicas do Recife tenham continuidade, mesmo diante de mudanças administrativas. Eles contribuem para uma gestão mais eficiente, técnica e comprometida com resultados”, destacou o prefeito.
Dos 41 gestores nomeados, 23 integrarão a equipe da Secretaria de Administração, enquanto os outros 18 serão lotados na Secretaria de Planejamento e Gestão. A expectativa é que todos iniciem as atividades a partir de maio.
“Os novos servidores vão assegurar o azeitamento de toda a estrutura da máquina pública para que possamos consiga entregar melhores serviços e resultados para a população” Maíra Fischer, Secretária de Administração
Com a chegada dos novos servidores, o Recife passa a contar com 80 gestores governamentais na área de Administração e 44 na área de Planejamento, formando uma base sólida para a manutenção da memória institucional e a continuidade das políticas públicas ao longo dos ciclos de gestão.
Comentários